Esta quarta-feira, dia 10 de abril, foi um dia diferente em Oleiros. O Estádio Municipal acolheu o 1º Encontro Regional de Walking Football 2024, numa manhã com muita atividade física, boa disposição e companheirismo.

O evento, organizado pela Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) e pelo Município de Oleiros, contou com a presença Academia Sénior de Oleiros, a Universidade Sénior de Vila de Rei, Walking Football Covilhã e a USALBI – Universidade Sénior Albicastrense.

Durante cerca de duas horas, as quatro equipas realizaram partidas entre si, divididas por duas partes de 10 minutos cada.

O Presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias, explicou que “este tipo de Encontros enquadram-se na estratégia delineada pela AFCB de aposta nas modalidades que ainda têm uma expressão reduzida no distrito, como o Walking Football”.

O líder associativo realçou que, em comparação com a última época, há mais instituições inscritas, o que demonstra que “a recetividade tem sido muito positiva e que estamos a conseguir proliferar a prática do Futebol e do Futsal por todo o distrito e para pessoas de todas as idades”.

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, sublinhou que a modalidade é nova no concelho, mas que “tem tido muita adesão, principalmente da Academia Sénior”.

“É muito gratificante ver estes «jovens» praticarem este desporto com esta união e amizade entre eles. O Município está muito feliz por termos acolhido este evento no Estádio Municipal de Oleiros”, reforçou.

O edil mostrou-se satisfeito pela Academia Sénior assegurar, além da parte das aulas, a vertente desportiva”, que considera “muito importante”.

“O desporto faz bem à saúde e, nestas idades, é sempre de salutar que as pessoas possam ter acesso a este tipo de evento, nomeadamente o Walking Football. É uma modalidade nova, mas com regras que permitem que possa ser praticado por todas as idades”, disse.

A Coordenadora da Academia Sénior de Oleiros, Telma Veríssimo, referiu que a instituição tem “carca de 20 alunos inscritos” na modalidade e que “tem sido muito benéfico vê-los a crescer enquanto equipa”.

“Temos pessoas que sentimos que recuperaram a vida e o brilho nos olhos devido ao Walking Football. Acho que faz todo o sentido - principalmente num concelho isolado como Oleiros e em que a população é, maioritariamente, envelhecida – e é, sem duvida, uma mais-valia para os nossos seniores”, afirmou.

A responsável confessou que a recetividade foi muito boa e que os senhores tiveram um papel muito importante.

“A recetividade à modalidade foi muito grande. No início, um bocadinho a medo, principalmente as senhoras, mas depois de experimentar, perceberam que não era um bicho de sete cabeças. Os senhores também foram incríveis na adaptação e a abraçá-las no projeto do Walking Football”, concluiu.

O próximo Encontro Regional está marcado para dia 24 de abril, em Vila de Rei.