A Seleção Distrital Sub-13 Futsal Masculino participou, de 2 a 5 de abril, no Torneio Interassociações do respetivo escalão, que decorreu no distrito de Viseu, tendo disputado quatro partidas.

No geral, os albicastrenses registaram três desaires e um triunfo, medindo forças com as congéneres de Évora, Madeira, Aveiro e Braga.

No primeiro encontro, diante da Seleção alentejana, a nossa equipa perdeu, por 6x2. Numa primeira parte equilibrada, o adversário foi mais forte fisicamente no período complementar e dilatou a vantagem. José Travassos e Miguel Trindade fizeram os nossos golos.

No segundo jogo, frente ao conjunto madeirense, a componente física foi, novamente, decisiva para o desfecho. A AF Madeira triunfou, por 6x0, numa primeira parte equilibrada e um segundo tempo bem mais desnivelado.

A terceira partida foi bem mais competitiva e disputada durante os 40 minutos, apesar da derrota, por 3x1, diante a AF Aveiro. Miguel Trindade abriu o marcador, mas os aveirenses foram mais eficazes e conseguiram dar a volta ao resultado.

No último jogo, a merecida recompensa surgiu com uma vitória, por 4x6, frente à AF Braga, que premiou todo o empenho e trabalho demonstrado durante a competição. Nesta partida, a AF Castelo Branco esteve, por duas ocasiões, em desvantagem, mas nunca desistiu e soube sempre ir atrás do marcador, até se colocar em vantagem.

João Martinho bisou e Manuel Duarte, Enzo Varandas, José Travassos e Miguel Trindade construíram o resultado.

O Selecionador Distrital, Paulo Pedroso, destacou o crescimento evidenciado pela equipa durante o torneio.

“Entrámos cientes que teríamos de ser muito competentes nos comportamentos individuais, tanto dentro como fora de campo, para conseguirmos ser competitivos. Fomos aprimorando isso ao longo dos 4 dias, o que se traduziu num torneio em crescendo. Em termos coletivos demonstrámos em todos os jogos, excetuando questões momentâneas, que estávamos unidos e com vontade de criar memórias felizes. Felizmente, e porque estes meninos mereciam, o prémio surgiu no último jogo contra Braga. Sentimos, contudo, que já merecíamos algo mais contra a Seleção de Aveiro, uma vez que nos dois primeiros jogos, contra a Évora e a Madeira, sentimos muitas dificuldades em competir”, realçou.

O treinador explicou que houve correções diárias, que “nos aproximaram de um nível competitivo mais elevado. “Os nossos meninos receberam e interiorizaram o que tinham de melhorar e é isso mesmo que procuramos neste espaço - potenciar o jogador.

O técnico sublinhou que “todos aproveitaram o contexto competitivo” para crescer, mas que este trabalho é apenas “o semear de sementes”.

“Agora há que cuidar para prosperarem. A continuidade que possam ou não encontrar cada atleta no seu contexto irá determinar o quão rico ou não pode ter sido esta experiência”, disse.

Paulo Pedroso salienta que coloca “sempre vários objetivos, em que o resultado será o último fator”.

“Em termos individuais, todos saem daqui com algo mais. Como é óbvio, somos ambiciosos e gostávamos de ter alcançado um rendimento ainda mais elevado que nos permitisse ter entrado melhor na competição, mas também estamos cientes que seria sempre complicado, pelas características e valor dos adversários que enfrentamos”, concluiu.