A Seleção Distrital Sub-13 Futsal Masculino vai disputar, de 1 a 5 de abril, o Torneio Interassociação do respetivo escalão, que decorre no distrito de Viseu.

O conjunto albicastrense vai realizar quatro partidas, diante das congéneres de Évora, Madeira, Aveiro e Braga.

O Selecionador Distrital, Paulo Pedroso, revela que a ambição é “poder competir e ter o melhor desempenho possível, de forma que os técnicos nacionais possam olhar para os nossos jogadores”.

Num escalão tão baixo, o treinador explica que a “idade determina, acima de tudo, o tipo de abordagem, mas que o mesmo está sempre dependente do grupo que tens para trabalhar e, como tal, também os conteúdos de treino têm de ser adaptados”.

“De uma forma mais geral, pretendemos criar uma ideia coletiva para a forma como queremos estar e competir”, referiu.

O técnico explicou que grande parte do grupo está neste contexto pela primeira vez, o que gera “sempre alguma incerteza no que diz respeito há gestão emocional de cada um dos jogadores”.

“Tentámos, ao longo deste processo de treino, exaltar alguns comportamentos que, para nós, são relevantes na forma como poderemos competir. Apesar de sentirmos o grupo motivado, precisamos que consigam disfrutar da experiência de forma «séria»”, disse.

Paulo Pedroso reconhece que a turma da Beira Baixa vai encontrar “algumas das melhores Seleções Distritais do país”, mas encara isso com muita naturalidade.

“Temos como obrigação tentar ser competitivos em cada jogo. Sabemos que temos alguns handicaps, nomeadamente nas características morfológicas dos nossos jogadores, mas também temos os nossos argumentos”, salientou, antes de concluir.

“Vamos trabalhar para representar da melhor forma o distrito e, como consequência, tentar colocar jogadores no radar dos técnicos nacionais”, finalizou.