A última sexta-feira, dia 22 de março, foi um dia de celebração para a Associação de Futebol de Castelo Branco, tendo assinalado o seu 88º Aniversário. Para tornar a data ainda mais singular, realizou-se, no mesmo evento, a Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais para o quadriénio 2024-2028, eleitos no passado dia 11 de março.

Num ambiente festivo, o jantar comemorativo juntou o mundo do Futebol e do Futsal, a nível distrital e nacional, no Hotel “Meliá Castelo Branco”.

Uma noite de celebração e união, que ficou igualmente marcada pela animação de José Freixo e pela atuação do cantor Rodrigo Lourenço.

Manuel Candeias, Presidente da AFCB reeleito para o quarto mandato, agradeceu a presença das diversas entidades e Clubes, assumindo que os próximos quatro anos serão “um compromisso muito sério e exigente”.

“Com o mesmo rigor, a mesma responsabilidade, e com a mesma vontade, iremos cumprir os compromissos assumidos, tal como até aqui tem sido nosso apanágio”, reforçou, sublinhando que se “inicia um novo ciclo, que pretendemos que não descole do orgulhoso passado desta Associação de Futebol”.

“Um ciclo que valorize ainda mais esta Associação e o Futebol e Futsal distrital e nacional. Um ciclo que a valorize também a otimização de alguns serviços, com novos projetos de desenvolvimento da prática desportiva e a valorize com o reforço de mais laços de amizade e institucionalidade. Que reforce esses laços com as entidades que também entendem o Desporto enquanto um bem necessário e indispensável para a saúde física e mental dos nossos jovens e menos jovens. Um ciclo que, fundamentalmente, defenda os legítimos interesses dos nossos clubes e lhes satisfaça, ao mesmo tempo, as suas expectativas”, exaltou.

O líder associativo explicou que avançou com nova candidatura, devido à “mensagem de confiança oriunda dos jogadores e Clubes”.

“Queremos que estas modalidades tenham na sua génese uma grande paixão por parte dos seus praticantes e que a prática delas sejam também uma forte fonte de recreio, uma nascente de amizade e respeito, e uma solução de inclusão para todos, independente da sua raça, credo, origem ou condição”, assinalou, prosseguindo.

“A evolução positiva nesta área de atividade, tão marcadamente resultadista, já não se compadece com a falta de visão ou planeamento estratégico, com a falta de sinergias colaborativas entre instituições e, muito menos, com a perversão dos valores que tornam estas modalidades um importante veículo de transformação social. O respeito, a tolerância, a solidariedade e a sustentabilidade são pilares que fundam a intervenção que pretendemos levar a cabo, corporizando-se em todas as ações adotadas com intuito de tornar o panorama do futebol nacional harmoniosamente mais rico”, rematou.

Manuel Candeias reconhece que “não se avizinha uma missão fácil, mas que a AFCB está viva”, deixando ainda um agradecimento especial aos dirigentes dos Clubes, por serem sempre “parte da solução”.

O responsável diretivo salientou igualmente a importância da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no desenvolvimento do futebol amador e de formação, “com os muitos desafios lançados – e complexos - às Associações Distritais e Regionais, mas também com diversos programas de apoio”. Um caminho que, acredita, irá continuar no futuro.

O Presidente da AFCB não esqueceu também as autarquias, considerando-as fundamentais no panorama desportivo distrital.

“Será utópico ou irrealista pensar ser possível toda esta atividade desportiva sem um forte contributo das Autarquias. Acontecerá inevitavelmente a cessação imediata da atividade desportiva se, eventualmente, os Municípios deixarem de apoiar as coletividades, ou decidirem abster-se de olhar para as suas infraestruturas desportivas. Porque é bem visível o sucesso e o resultado deste investimento autárquico, sinceramente acreditamos na continuação reforçada desses apoios aos clubes”, referiu.

Manuel deixou um “agradecimento especial” ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, “pelo facto de ter aceite comparticipar no seu concelho com a construção de uma obra que, para nós, é de superior importância: a Academia da AFCB”.

“Apenas lhe quero transmitir a ansiedade que temos na sua finalização, não só pela sua falta, mas porque vai ser, sem dúvida, uma infraestrutura de referência nacional, onde irão decorrer eventos com níveis competitivos de grande interesse e visibilidade”, assinalou.

O líder associativo manifestou ainda gratidão aos “patrocinadores, Agrupamentos de Escolas, Entidades de Ensino Superior, colaboradores e promotores desportivos pelo contributo para o reconhecido e invejável prestígio de que goza atualmente a Associação de Futebol de Castelo Branco”.

José Couceiro, Vice-Presidente da FPF, parabenizou a AFCB e realçou a importância de ter presente as autarquias e a Academia. “As ADR’s são as estruturas que estão no terreno, conhecem a região, mas a verdade é que sem as autarquias, o desporto em Portugal estaria mais atrasado”.

“É com as autarquias que temos de combater, que temos de vencer e ser mais capazes (…) A vida de dirigente desportivo nas Associações não é fácil. É difícil e complicada e, por isso, precisamos do apoio da Academia, porque é na simbiose do conhecimento académico e empírico que conseguimos melhores profissionais”, referiu.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, salientou o trabalho registado pela AFCB no “desenvolvimento do desporto no concelho e distrito de Castelo Branco” e demonstrou disponibilidade para continuar a realizar parcerias que “promovam a prática e a formação desportiva no concelho”, como tem sido apanágio até então.

O edil albicastrense afirmou que a Academia AFCB irá iniciar a sua concretização “muito em breve” e que será uma “estrutura de excelência”.

“É um sonho grandioso que pretendemos levar adiante, conjuntamente com a AFCB e a FPF. Com este projeto vamos criar na Zona de Lazer, mais um campo de relva natural, que será dotado de bancadas que suportaram os equipamentos técnicos e desejamos, ainda, construir um pavilhão”, explicitou.

A cerimónia encerrou com o cantar dos parabéns e o apagar das velas do 88º Aniversário da Associação de Futebol de Castelo Branco.