A Seleção Distrital Sub-16 Futebol Feminino participou, de 12 a 14 de abril, no Torneio Interassociações do respetivo escalão, que decorreu no distrito de Santarém. O conjunto albicastrense disputou a Liga de Prata, tendo alcançado o 14º lugar da classificação geral.

As comandadas de Cândida Preta realizaram três partidas, tendo somado dois desaires e uma vitória.

Iniciámos o nosso percurso na competição na sexta-feira, 12 de abril, diante a congénere de Leiria. Apesar do encontro ter sido equilibrado – o nulo permanecia ao intervalo -, na segunda parte as leirienses foram mais eficazes e fizeram dois golos, acabando por vencer a partida (2x0).

No dia seguinte, 13 de abril, novo duelo, desta feita frente à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. A nossa equipa começou em desvantagem, mas Luana Gaspar igualou o marcador, num resultado que permaneceu até ao apito final.

Foi, então, necessário recorrer às grandes penalidades para definir as vencedoras e, na marca dos onze metros, as nossas jogadoras foram mais eficazes e competentes, tendo saído vitoriosas.

No último jogo da competição, o adversário foi a AF Ponta Delgada e estava em causa o 13º e 14º lugares da classificação geral. A partida, tal como foram as duas anteriores, pautou-se pelo equilíbrio, acabando as açorianas por marcar, na sequência de um livre direto, e vencer o jogo (1x0).

A Associação de Futebol de Castelo Branco foi ainda distinguida com o Prémio Fair-Play, pelo comportamento exemplas dentro e fora de campo.

A Selecionadora Distrital, Cândida Preta, considerou que o “balanço positivo”, uma vez que a Liga de Prata “teria maior dificuldade e um nível de exigência superior”.

 “A equipa correspondeu da melhor maneira, encarando todos os jogos com a máxima entrega e competitividade”, salientou.

A treinadora realçou a evolução das jogadoras e mostrou-se satisfeita por ver em campo o que tinha sido trabalhado nos treinos.

“É muito gratificante ver a evolução das jogadoras ao longo deste percurso. Ver aquilo que foi trabalhado e transmitido, replicado com sucesso nos momentos de competição, é a evolução a acontecer. E só foi possível graças à dedicação e empenho da equipa durante todo o período de preparação”, referiu.

Cândida Preta ressalvou que “os objetivos passam sempre por conseguirmos os melhores resultados, pois estamos numa competição”, mas destacou outros pontos.

“Durante os três jogos, apesar de só termos conseguido vencer um, o nível de qualidade e de competência apresentado foi bastante bom. Por isso, a evolução e aprendizagem aconteceu. No final só podemos estar muito felizes”, disse.

A técnica deixou ainda uma mensagem ao grupo de trabalho, agradecendo “pela entrega e dedicação ao longo deste percurso”.

“Continuem a jogar futebol com ambição e humildade para evoluírem sempre mais. Esperamos que tenham desfrutado destes momentos da melhor forma e que sejam muito felizes”, concluiu.