A Seleção Distrital de Futebol Feminino Sub-16 terminou este domingo, dia 16 de abril, a participação no Torneio Interassociações do escalão, que decorreu em Viseu.

As nossas jogadoras disputaram três partidas, tendo somado uma vitória e duas derrotas.

No primeiro dia, 14 de abril, o conjunto albicastrense mediu forças com a congénere de Évora, no Estádio Municipal de Castro Daire.  Numa partida muito equilibrada e com oportunidades junto das duas balizas, a adversária foi mais eficaz e acabou por triunfar, por 2x1.

Daniela Peralta marcou para Castelo Branco e Beatriz Ferro fez os dois golos da turma de Évora.

No sábado, 15 de abril, novo duelo, desta feita com a Associação de Futebol de Leiria. O jogo foi, novamente, muito disputado, mas as leirienses foram mais fortes na finalização e venceram por 4x1.

Inês Gonçalves faturou para as albicastrenses. Diana Costa (x2), Matilde Neves e Lúcia Fonseca marcaram para Leiria.

No último dia de competição, domingo, 16 de abril, a nossa Seleção defrontou a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e somou o primeiro triunfo da competição, com um resultado de 5x1.

Beatriz Santos e Daniela Peralta, por duas ocasiões cada, e Inês Gonçalves fizeram os golos da equipa de Castelo Branco. Verónica Sousa fez o tento do conjunto dos Açores.

Sem descurar a importância dos resultados, Francisco Pires, Selecionador Distrital do escalão e Diretor Técnico da Associação de Futebol de Castelo Branco, faz uma “avaliação positiva” e uma evolução coletiva e individual das jogadoras.

“Os resultados, não sendo prioritários, nunca deixam de ter a sua importância em qualquer contexto e, nesse sentido, não ficamos totalmente satisfeitos. Ambicionamos mais e partimos para os desafios com essa vontade, sabendo que o nosso processo de crescimento passará necessariamente por momentos difíceis. Sentimos, pelos desempenhos que apresentámos, que os resultados poderiam ter sido distintos. Ainda assim, fazemos uma avaliação positiva da nossa participação na medida em que percebemos uma evolução no nosso jogo e nas jogadoras, que nos permitiu ser muito competitivos e valorizá-las individualmente”, salientou.

O responsável destaca a importância deste tipo de competições, principalmente “para quem evolui numa realidade como aquela em que nos inserimos”.

“Estes torneios, para quem evolui numa realidade como aquela em que nos inserimos, são de enorme importância para o desenvolvimento desportivo e social de todos os intervenientes, seja em que género for. Daí investirmos bastante para que estes momentos tenham um sentido e significado muito especial para todos aqueles que estão envolvidos, proporcionando as melhores condições para que tenham acesso a vivências únicas”, realçou.

Para muitas jogadoras deste grupo, este foi o último torneio Interassociações em que vão participar. Francisco Pires acredita que este tipo de experiência será benéfico para o seu futuro, não só desportivo, e que as deixará melhor preparadas para os desafios que irão enfrentar.

“Uma das finalidades que almejamos é de que este conjunto de experiências permita que os praticantes continuem os seus percursos melhor preparados, com mais ferramentas para resolver os desafios que terão pela frente. É um orgulho perceber o crescimento que jogadoras e jogadores que estão neste espaço ao longo de quatro, cinco e seis anos vão alcançando, sendo um regozijo quando alguns atingem patamares que lhes permitam integrar as Seleções Nacionais, como é o caso da Filipa Maísa e da Inês Gonçalves, que integraram a equipa que participou neste TIA”, assegurou, mostrando-se orgulhoso da valorização dos jovens jogadores do distrito.

“Felizmente temos, com cada vez mais regularidade, meninas e meninos a valorizar-se a partir destes momentos, o que é um indicador muito positivo do trabalho realizado. A participação no espaço da Seleção Distrital é um investimento das jogadoras, dos Encarregados de Educação, dos Clubes, dos Municípios e da própria AF, e apenas com a conjunção destas vontades é possível continuar o desenvolver-nos como desejamos”, concluiu.

(Créditos fotográficos: AF Viseu)