O fim de semana desportivo realçou a qualidade existente no distrito, com vários Clubes filiados da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) a atingirem os respetivos objetivos nas competições nacionais, nas diferentes modalidades.

Comecemos, então, pelo Futebol Sénior Masculino. No passado domingo, dia 7 de abril, terminou a Fase Regular do Campeonato de Portugal, com sentimentos diferentes para os três representantes da AFCB.

O Benfica e Castelo Branco e o Sertanense FC garantiram a manutenção no quarto escalão do Futebol Nacional, enquanto o GD Vitória Sernache foi relegado para a Liga Comtesse Lisbonne – Campeonato Distrital AFCB.

Os albicastrenses realizaram uma temporada estável, terminando a competição na 5ª posição, com 37 pontos, fruto de 10 vitórias, quatro empates e nove derrotas, contabilizando ainda 34 golos marcados e 29 tentos sofridos.

O Sertanense FC finalizou a temporada no 7º lugar, com o mesmo número de pontos do Benfica e Castelo Branco (37P), tendo o mesmo registo de resultados, mas com 26 remates certeiros e 25 tentos concedidos.

O GD Vitória Sernache acabou a época no 12º posto – em zona de despromoção -, com 25 pontos, fruto de cinco triunfos, 10 igualdades e 11 desaires, somando igualmente 17 golos marcados e 30 sofridos.

Na última jornada da competição, realizada este domingo, dia 7, o Benfica e Castelo Branco foi derrotado, por 2x0, pelo GD Peniche. O conjunto da Sertã empatou, em casa, GD Fontainhas, sem golos. A turma de Cernache do Bonjardim despediu-se da prova com um desaire, por 3x0, na casa do UD Santarém SAD.

No Futsal Sénior Masculino, os representantes da AFCB também alcançaram a tranquilidade na temporada. A ARB Boa Esperança confirmou a manutenção na II Divisão e a AD Fundão carimbou a continuidade na Liga Placard na próxima temporada.

A equipa de Castelo Branco, que está inserida na Série 2 da Fase de Manutenção, venceu, por 3x4, na casa do Macedense e carimbou a permanência, quando ainda faltam disputar quatro jornadas.

O conjunto do Bairro da Boa Esperança encontra-se, neste momento, no 3º lugar, com 21 pontos, com um registo de sete vitórias e três derrotas, com 35 tentos marcados e 30 golos concedidos.

A turma orientada por Hugo Silveira ainda por subir na tabela classificativa, uma vez que está a um ponto do 2º classificado e a seis da liderança. Até final, os albicastrenses defrontam o AD Modicus e o UP Vendas Novas, fora de portas, e os Amigos Cerva ADRC e o Gd Casa Povo Livramento, em casa.

A Associação Desportiva do Fundão também confirmou a presença na Liga Placard 2024/2025 este fim de semana, quando ainda se vão disputar duas rondas da prova. Apesar do desaire, no pavilhão da ADCR Caxinas, os fundanenses beneficiaram da derrota do Belenenses frente à Quinta dos Lombos.

Os pupilos de Nuno Couto ocupam, atualmente, a 10ª posição, com 20 pontos, fruto de cinco vitórias, cinco empates e 10 derrotas. A diferença de golos é negativa, com 49 remates certeiros e 57 tentos sofridos.

Até final da Liga Placard, a turma da Cova da Beira recebe o SL Benfica e desloca-se ao pavilhão do Sporting CP.

No Futsal de Formação, os três Clubes em competição nas Taças Nacionais também já garantiram a passagem à II Fase da prova, nos respetivos escalões.

Nos Juniores, a AD Fundão está inserida na Serie D e, este fim de semana, triunfou na casa do PAC Peniche, por 4x5, e selou o apuramento para a II Fase da competição.

Com três partidas realizadas, os jovens fundanenses estão no 2º lugar, com seis pontos, em igualdade pontual com a Academia Condeixa na liderança, mas com menos um jogo. Nesta fase, apuram-se os dois primeiros classificados.

No encontro que ainda têm por disputar, os comandados de Miguel Pereira recebem a Academia Condeixa.

Nos Juvenis, a UD Cariense continua com o registo imaculado. Enquadrada na Série C – Zona Norte, o conjunto do concelho de Belmonte leva quatro triunfos em quatro encontros, com 12 pontos e um saldo de 23 golos marcados e apenas seis sofridos.

Esta jornada, vitória caseira, diante do ABC Nelas, por 5x3, e a confirmação matemática da passagem à próxima fase da prova.

Nas duas jornadas ainda por disputar, os carienses deslocam-se a casa do CC Barrô e recebem a Casa Benfica Montemor-o-Velho.

Em Iniciados, o SLA Dominguiso tem igualmente uma caminhada 100% vitoriosa, até ao momento. Com quatro triunfos em outros tantos jogos na Série D – Zona Sul, os pupilos de Paulo Pedroso somam 12 pontos e 29 tentos registados e nove concedidos, tendo já garantido lugar na II Fase da Taça Nacional.

Este fim de semana, a equipa do concelho da Covilhã goleou, por 1x10, a ADF Alvorninha e, nas partidas em falta, defronta a Academia Condeixa, em casa, e o Elétrico FC, fora de portas.

A Associação de Futebol de Castelo Branco felicita os Clubes filiados em questão pelos resultados desportivos obtidos na presente época.