A Covilhã recebe nos fins de semana de 14 a 16 e 21 a 23 de junho, as decisões das Taças Nacionais de Futsal. As partidas irão decorrer nos Pavilhões da Universidade da Beira Interior – Nº1 e Nº2.

A organização estará a cargo da Federação Portuguesa de Futebol, em colaboração com a Associação de Futebol de Castelo Branco e a Câmara Municipal da Covilhã.

Esta terça-feira, dia 11 de junho, as entidades locais assinaram o Protocolo, que engloba o valor de 10 mil euros, relativo à organização da competição.

O documento foi rubricado pelo Presidente da Direção da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), Manuel Candeias, e pelo autarca da Covilhã, Vítor Pereira.

O responsável desportivo destacou a realização de mais um evento nacional no distrito de Castelo Branco, numa competição que “irá ser uma verdadeira festa de promoção da modalidade”.

Manuel Candeias realçou igualmente o facto de a prova decorrer na Covilhã, enquadrando-se “na nossa política de descentralização de eventos por todo o distrito e garantindo que o Futebol e o Futsal chega a todos”.

O edil covilhanense mostrou-se muito satisfeito com a realização da competição no seu território, sublinhando a aposta do Município no Desporto e na prática desportiva.

Vítor Pereira explicou que este tipo de organizações “dinamiza sempre a cidade e a economia local”, referindo que espera uma verdadeira enchente, entre jogadores, staff técnico e adeptos.

Os dois responsáveis acreditam que, nos dois fins de semanas, a Covilhã contará “com milhares de pessoas” e que serão quatro dias de “verdadeira festa”.

As Taças Nacionais de Futsal são a prova que permite o apuramento para os Campeonatos Nacionais de Futsal da época seguinte, envolvendo as equipas apuradas em cada um dos Campeonatos Distritais.

Esta Fase Final reúne as quatro equipas melhor classificadas em cada categoria – Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Seniores Femininos -, a partir do total de apurados.

No primeiro fim-de-semana, entre 14 e 16 de junho, disputa-se o Play-Off de Sub-15 e Sub-17 masculinos, para encontrar a 4ª equipa a participar nas Finais.

Estão apurados o SC Porto Santo, G. Vila São Sebastião e Pedra Mourinha nos Sub15 e, nos Sub17, SC Barbarense, CD Escola Francisco Franco e Futsal Oeiras, num total de seis equipas a participar.

No fim de semana seguinte, de 21 a 23 de junho, joga-se as meias-finais e finais de cada categoria, com um total de 16 equipas envolvidas, das mais diversas zonas do país.

Estão já apurados para esta fase, por exemplo, o SC Braga, em Sub-17 Futsal masculino, o CF "Os Belenenses", em Sub-19 Futsal masculino, ou o Sporting Clube de Portugal "B" e o SCU Torreense, em Futsal Sénior Feminino.

Esta será uma festa que terminará com a coroação das equipas vencedoras das Taças Nacionais de cada uma destas categorias, com jogos de manhã e de tarde em dois pavilhões simultaneamente.