O último fim de semana foi recheado de Futebol, com Proença-a-Nova e Cernache do Bonjardim a receber, nos dias 15 e 16 de junho, as finais da Taça AFCB Futebol Formação.

Tratou-se de dois dias cheios de emoção e golos, em que todos os escalões disputaram o troféu, desde os Infantis Futebol 7 até aos Juniores.

No sábado, 15 de junho, o palco foi o Campo Nossa Senhora das Neves e o dia começou com a disputa da Taça AFCB Iniciados, que colocou frente a frente a Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova e o Sertanense Futebol Clube.

O conjunto da Sertã adiantou-se primeiro no marcador, perto do final da primeira parte, com um auto-golo de Francisco Santos. No segundo tempo, a equipa de João Proença procurou reagir à desvantagem, mas encontrou pela frente uma equipa muito solidária e bem organizada defensivamente.

A dez minutos do final, ainda assim, iniciou-se a reviravolta no marcador. Afonso Silva, de grande penalidade, restabeleceu a igualdade e, volvidos dois minutos, completou a cambalhota no resultado, com um bis. Em tempo de compensação, Afonso Alves fechou as contas da partida (1x3).

Com esta conquista, a ADC Proença-a-Nova garante a dobradinha em Iniciados.

No início da tarde, foi a vez dos Infantis Futebol 7 lutarem pela conquista da Taça AFCB do respetivo escalão. Desportivo de Castelo Branco e Sport Benfica e Castelo Branco deram tudo em campo e o encontro foi decidido, apenas, nas grandes penalidades.

A turma “preta e branca” começou melhor e inaugurou o marcador, ainda no primeiro tempo, por intermédio de Guilherme Oliveira. Só que na segunda metade, num livre muito bem executado já perto do fim, João Santos restabeleceu o empate, obrigando a recorrer-se às grandes penalidades para decidir o vencedor (1x1).

Na marca dos onze metros, o Desportivo CB foi mais forte e eficaz e garantiu a Taça AFCB Infantis Futebol 7, juntando assim ao Campeonato Distrital do escalão, já conquistado anteriormente.

O dia de sábado fechou com a disputa da Taça AFCB – Juniores “Luciano D’ Almeida”, entre o Sertanense Futebol Clube e a Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo.

Com a bancada muito bem composta e os jogadores com um nível de intensidade bastante elevado, o jogo ficou decidido numa grande penalidade, na primeira parte, a favor da turma da Sertã.

Rafael Possidonio não desperdiçou e fez o golo decisivo, numa partida em que a sua equipa jogou mais de 45 minutos em inferioridade numérica, devido à expulsão de António Barata.

O Sertanense FC, ainda assim, soube resistir e conquistar a Taça AFCB – Juniores “Luciano D’ Almeida”.

O futebol continuou no domingo, 16 de junho, no Estádio Municipal Nuno Álvares Pereira, em Cernache do Bonjardim, com a realização de dois encontros.

A Taça AFCB Juvenis foi a primeira disputa do dia, com a Associação Desportiva da Estação e a Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova a lutar pelo troféu.

A equipa da Covilhã começou por cima a partida, criou várias situações de perigo e, à passagem da meia hora de jogo, inaugurou o marcador, através de Telmo Monteiro. Cerca de dez minutos mais tarde, o avançado voltou a fazer o gosto ao pé e bisou no jogo.

Uma vantagem de dois golos ao intervalo, dando a ideia que o encontro estava muito bem encaminhado para os covilhanenses.

Na segunda parte, no entanto, a ADC Proença-a-Nova veio com outra atitude, foi a atrás do prejuízo e, a cerca de 15 minutos do final, reduziu por intermédio de Martim Branco, na sequência de uma grande penalidade.

O mesmo jogador, a dois minutos dos 90’, num livre direto batido de forma eximia, empatou o jogo e levou todas as decisões para as grandes penalidades (2x2).

Na marca dos onze metros, os proencenses foram mais eficazes, com o guarda-redes Eduardo Antunes em destaque, ao defender três penaltis, e a ser decisivo para garantir a Taça AFCB Juvenis.

No último jogo do dia e do fim de semana, o Sport Benfica e Castelo Branco e a Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova discutiram a Taça AFCB Infantis Futebol 9.

Numa partida cheia de emoção e com muitos golos, os albicastrenses foram mais fortes e triunfaram, por 5x4, e conquistaram a Taça AFCB Infantis Futebol 9, garantindo igualmente a dobradinha no respetivo escalão.

A Associação de Futebol de Castelo Branco felicita todos os Clubes pela presença no jogo decisivo e os respetivos vencedores.