A Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova assinaram, esta segunda-feira, dia 27 de março, um protocolo de desenvolvimento desportivo, que tem como principal objetivo dinamizar atividades de Futebol/Futsal no concelho proencense.

O acordo prevê a organização, por parte da AFCB, de diversas atividades relacionadas com o futebol de praia e futsal – distrital e nacional – e garantir igualmente transporte para os jogadores convocados para as Seleções Distritais, que residam e representem clubes do concelho.

Manuel Candeias, presidente da AF Castelo Branco, destacou o papel das autarquias na prática do desporto, realçando a boa relação com o Município de Proença-a-Nova.

“A prática desportiva, como nós sabemos, depende muito da boa vontade, do interesse e da consciencialização que as Câmaras Municipais têm nessa matéria e, por conseguinte, este já é o segundo protocolo que assinamos com Proença-a-Nova, tal como temos feito com outras autarquias”, afirmou, acrescentando que este é o caminho para descentralizar os eventos desportivos pelos concelhos do distrito de Castelo Branco.

“O que estamos a fazer a nível distrital é descentralizar, não só os eventos, mas também tudo o que se insira na prática do futebol (…) Acreditamos que esta é a forma mais indicada para que possamos descentralizar a prática desportiva”, concluiu.

O edil proencense, João Lobo, reforçou a parceira com a AFCB e explicou que o foco é aliar a prática desportiva à valorização do território, explorando o Campo de Areia na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva.

“Este protocolo visa, tal como é no histórico muito recente, a parceria que temos com a AFCB e vem reforçar em diversas atividades e que também Proença-a-Nova neste âmbito foi pioneiro - refiro-me ao Campo de Jogos de Areia na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva (…) É, fundamentalmente, o alicerçar desta parceria, mas com estes dois objetivos próprios: a cultura do desporto enquanto condição essencial para a criação de valores do ponto vista dos nossos jovens e depois também fomentar a atratividade ao território, gerando riqueza”, afirmou.

O acordo entre as duas entidades visa a organização dos seguintes eventos: Taça Distrital de Futebol de Praia Seniores Femininos e Masculinos; Taça Distrital de Futebol de Praia de Formação; Estágios das Seleções Nacionais de Futsal e/ou Futebol de Praia (Masculinos e/ou Femininos).

A parceria abrange também o transporte de jogadores, residentes e que joguem em clubes do concelho de Proença-a-Nova, para treinos e jogos das Seleções Distritais, tal como o transporte das Seleções Distritais para os locais onde decorrerão os Torneios Interassociações, quando haja pelo menos um(a) jogador(a), residente e que atue por um clube do concelho de Proença-a-Nova, convocado.