A Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova conquistou esta quinta-feira, dia 5 de outubro, a Supertaça AFCB Distrital Seniores 2023/2024.

Numa tarde de muito calor e com uma boa moldura humana nas bancadas do Estádio Municipal Vale do Romeiro, em Castelo Branco, o CDRC Vila Velha de Ródão - vencedor da II Divisão Liga Comtesse Lisbonne 2022/2023 - e a ADC Proença-a-Nova - detentora da Taça de Honra "José Farromba" 2022/2023 - disputaram o primeiro troféu da temporada.

Num jogo muito combativo e disputado a meio-campo, o conjunto de Joel Castro foi o primeiro a adiantar-se no marcador. Num lance confuso dentro da área adversária, a bola sobrou para João Oliveira que, de cabeça, atirou para o fundo da baliza.

O intervalo chegou com a vantagem mínima (1x0) da equipa rodense no marcador.

O segundo tempo manteve a toada dos primeiros 45 minutos. O Vila Velha de Ródão tinha mais bola, mas não dilatava a vantagem e o Proença-a-Nova continua muito combativo a meio-campo e a acreditar que era possível mudar o rumo dos acontecimentos.

E foi isso mesmo que acabou por acontecer. Numa bola de Gustavo Bernardo para as costas da defensiva adversária, João Silva surgiu isolado e, na cara do guarda-redes, não perdoou e fez o empate a uma bola.

Até ao apito final, o marcador não se voltou a alterar, sendo necessário recorrer às grandes penalidades para definir o vencedor da 2ª edição da Supertaça AFCB Distrital Seniores.

Na marca dos onze metros, houve um nome que se destacou: Rafael Serra. O guardião proencense defendeu duas grandes penalidades e garantiu o triunfo para a sua equipa (3x5).

A ADC Proença-a-Nova conquistou assim a Supertaça AFCB Distrital Seniores 2023/2024, sucedendo ao CA Fundão na lista de vencedores.