O Clube Académico do Fundão e o Sport Lisboa Águias Dominguiso foram os primeiros Clubes a participar e concluir o Projeto “Mentoria Técnica”, do Gabinete Técnico da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB).

A iniciativa teve como objetivo debater as problemáticas técnicas e metodológicas relacionadas com o Futebol/Futsal de formação, tendo como base as diretrizes seguidas pela AFCB nas Seleções Distritais.

O programa abrangeu ainda vários momentos de partilha, debate e aplicação de conhecimentos.

O staff da AFCB, inicialmente, encontrou-se com o Coordenador Técnico dos dois Clube e, posteriormente, reuniu-se com os diversos treinadores de formação.

André Cunha, Coordenador Técnico do conjunto fundanense, sublinhou que o impacto do Projeto foi “positivo e produtivo”, destacando a troca de conhecimentos.

“Houve oportunidade de partilhar experiências e conhecimentos entre todos os treinadores e uma visão mais clara e estratégica dos objetivos do Clube”, disse.

Refletindo sobre as vantagens da iniciativa, o responsável referiu que foi possível pensar “estratégias para uma melhor organização e gestão interna, capacidade de fomentar nos treinadores estímulos e competências que os façam refletir e melhorar e possibilitou o acompanhamento personalizado em função dos objetivos propostos pelo clube

André Cunha felicitou a AFCB pelo Projeto e deixo uma sugestão para o futuro. “Só acho que deveriam ser feitas durante uma época desportiva completa, certamente que os resultas seriam bem mais satisfatórios”.

Paulo Pedroso, Coordenador Técnico do SL Águias Dominguiso, explicou que “quando nos candidatámos ao Projecto estávamos cientes que seria fundamental ter uma visão externa que nos permitisse de alguma forma identificar aspectos de melhoria”.

“Neste sentido, a iniciativa foi relevante na elevação do trabalho que vimos desenvolvendo”, admitiu.

Neste processo de introspeção, juntamente com o Staff da AFCB e o professor Bruno Travassos, foram identificados “pontos fortes e fracos, gerou-se momentos de reflexão sobre o trabalho desenvolvido e assim alinhar ou definir estratégias para o presente e o futuro do Clube”.

O responsável técnico reforçou que este poderá ser um caminho para melhorar o Futsal.

“Tudo o que nos permita refletir e gerar partilha, será sempre um excelente ponto de partida para a melhoria constante de cada Clube e nomeadamente do Futsal Distrital”, concluiu.