O III Torneio Futsal Adaptado foi uma verdadeira festa e um grande evento de promoção da modalidade e do Desporto Adaptado. A iniciativa contou com mais de 200 pessoas envolvidas – entre utentes e organização -, com 14 IPSS e cinco distritos representados.

Foi um dia cheio boa disposição, muito Futsal e companheirismo. Realizaram-se mais de 30 partidas de Futsal, com dez minutos cada, divididas entre o Pavilhão Municipal de Castelo Branco e o Pavilhão Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.

A Presidente da APPACDM de Castelo Branco, Maria de Lurdes Pombo, destacou o papel de várias entidades para a realização deste evento.

“Sem o apoio de várias entidades não era possível estarmos aqui, como a Câmara Municipal e a Associação de Futebol de Castelo Branco, mas também as 32 empresas que nos apoiaram nesta grande Encontro”, destacou.

A responsável agradeceu a presença do Secretário de Estado do Desporto, ressalvando que a “sua presença engradeceu o Encontro” e sublinhou que há “jovens e técnicos muito dedicados e não é fácil trabalhar com esta população”.

“Temos aqui entre nós campeões mundiais dos Special Olympics”, disse, afirmando contar com “o apoio do Governo e do Secretário de Estado”.

David Roque, Vice-Presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, reforçou que “ter 200 atletas é um orgulho para a Associação de Futebol de Castelo Branco, para a nossa cidade e para todo o país”.

“É muito importante a envolvência da cidade nestes eventos e vemos que há muitas empresas a apoiar esta organização. É sinal que o tecido empresarial está com vigor na cidade e que se importa com estas problemáticas e situações”, explicou.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, enalteceu o “trabalho da APPACDM, com diversas parcerias com instituições desportivas, na inclusão dos seus utentes na prática do desporto”.

“Com estas parcerias, consegue que os seus utentes pratiquem desporto, mas mais do que isso, que os seus utentes se distingam dos outros praticantes, seja a nível nacional ou internacional, com a conquista de vários prémios”, destacou.

O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, encerrou o evento e mostrou-se muito satisfeito com o crescimento do mesmo e da presença feminina.

“É um encontro que já está consolidado, com 14 instituições e 5 distritos aqui representados. É um evento que está a crescer, estou muito satisfeito por ver muitas mulheres a praticar também. Estou certo de que no futuro iremos ter mais mulheres. Acima de tudo, deixar uma palavra aos promotores desta iniciativa. Está a criar raízes e oportunidades desportiva para este público em especial”, sublinhou.

O governante deixou ainda uma garantia. “O Desporto inclusivo é uma das prioridades do governo e vocês vão notar isso nos próximos tempos”, concluiu.