O Estádio Municipal do Fundão acolheu esta quarta-feira, dia 15 de maio, um programa diferente do habitual. Seis equipas de Walking Football juntaram-se para passar uma manhã em que o convívio, a boa disposição e a atividade física foram os principais ingredientes.

O evento, organizado pela Associação de Futebol de Castelo Branco, com o apoio do Município de Fundão, contou com a participação da Universidade Sénior do Fundão, de Oleiros, de Vila de Rei e da Covilhã, bem como a USALBI e uma equipa da União Desportiva de Belmonte.

Durante cerca de duas horas, as quatro equipas realizaram partidas entre si, divididas por duas partes de cerca de dez minutos cada.

Miguel Gavinhos, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão, destacou que no concelho “praticamos quase todos os Desportos – desde esgrima, natação, futebol, atletismo, basquetebol -, mas não tínhamos esta modalidade tão vocacionada e orientada para as pessoas com mais idade”, considerando-a mesmo “fundamental”.

“Olhando para as características da nossa região, estamos a falar de um público-alvo que merece toda a atenção e, como tal, estamos muito satisfeitos que a Associação de Futebol de Castelo Branco tenha procurado criar as condições em todo o distrito – e já estamos a falar de um número muito significativo de equipas – e temos esse dever, enquanto Município, de respaldar aquilo que poderá ser o crescimento desta modalidade”, reforçou.

O autarca destacou o convívio e os bons momentos proporcionados pelo Walking Football, ressalvando que o Fundão estará sempre disponível para este tipo de iniciativas.

“No final do dia não interessa quem ganhou a prova, o importante é que estas pessoas possam ter espaço para ter melhor qualidade de vida e envelhecer nas melhores condições possíveis. Estamos muito satisfeitos que o Fundão possa ter sido palco deste Encontro Regional e estaremos sempre disponíveis para colocar as nossas infraestruturas desportivas ao dispor do Walking Football”, assegurou.

Carla Louro, Coordenadora da Academia Sénior do Fundão, confessou que, inicialmente, “foi difícil” os utentes aderirem, uma vez que era “uma modalidade diferente e era um novo desafio para eles”.

“Com o passar do tempo, fizemos uma equipa e já jogamos Walking Football há cerca de sete anos e eles adoram. É uma prática desportiva diferente, por vezes é difícil encaixarem as regras todas, mas eles gostam muito de praticar”, afirmou.

A responsável sublinhou que a prática da modalidade trouxe mais felicidade. “Os utentes adoram tudo o que está relacionado com a atividade física e noto-os mais felizes, mais bem-dispostos, às vezes com alguma frustração dos resultados, mas não interessa. O que interessa aqui é o convívio e eles adoram essa parte também. Vejo-os todos muito felizes”, concluiu.

O próximo Encontro Regional de Walking Football está agendado para dia 22 de maio, quarta-feira, na Covilhã.