O Curso de Árbitros – Futebol e Futsal, da Associação de Futebol de Castelo Branco, teve início este sábado, 4 de novembro, com a Sessão de Abertura e uma Ação de Formação, nas instalações da AFCB.

Com cerca de 40 inscritos, o primeiro dia contou com perto de 30 candidatos, de uma faixa etária bastante baixa e de ambos os sexos. O Presidente do Conselho de Arbitragem da AFCB, José Eusébio, esteve presente no dia inaugural, dando as boas-vindas e uma palavra de incentivo aos futuros “donos do apito”.

Antes da Sessão de Abertura, o responsável pela arbitragem albicastrense revelou os objetivos da realização deste Curso.

“A expectativa é preencher as lacunas existentes, principalmente no Futebol, para que, no futuro, tenhamos Árbitros para todos os jogos”, desejou.

Dos 40 inscritos, José Eusébio explicou que a divisão pelas duas modalidades é idêntica. “Temos cerca de 20 candidatos para o Futebol e outros 20 para o Futsal. A perspetiva do Conselho de Arbitragem é, se ficarem metade dos formandos, como taxa de retenção, já seria muito bom para encararmos o futuro com outro olhar”.

Após uma conversa inicial, em que todos se ficaram a conhecer, os formandos foram divididos em dois grupos, tendo em conta o seu interesse em cada modalidade, e realizou-se a primeira Ação de Formação.

Além da sessão presencial deste sábado, o Curso terá mais dois encontros presenciais – para a realização da vertente prática e para a Cerimónia de Encerramento – e conta igualmente com várias reuniões online.

“Os candidatos que ficarem até final realizam logo os exames médicos e ficam aptos para apitar no imediato”, assegurou José Eusébio.

No primeiro dia de formação, o professor José Gonçalves e Cláudio Santos lecionaram o conteúdo relacionado com o Futebol, enquanto Sérgio Mendes, Isaldo Barata e António Nabinho ficaram responsáveis pelo Futsal.