Os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão "invadiram" esta quarta-feira, dia 31 de maio, o Estádio Municipal. O objetivo era só um: ter uma bola de Futebol e jogar a manhã toda.

E foi exatamente isso que aconteceu. O sintético do Municipal de Vila Velha de Ródão encheu-se de pequenos craques, com uma vontade inesgotável e uma alegria contagiante.

A iniciativa, que juntou cerca de 60 crianças, insere-se no Evento Final do Projeto "A Prática Desportiva no 1º Ciclo - Uma Abordagem a partir do Futebol e Futsal", organizado pela Associação de Futebol de Castelo Branco e o Agrupamento de Escolas.

Ana Marques, Vereadora da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, realçou a importância do Desporto na saúde das crianças.

“A importância da atividade física e, ainda mais num público como o do 1º Ciclo, seja na progressão do futebol ou de outra atividade física, é sempre muito importante para saúde e bem-estar dos mais novos”, referiu.

A responsável aplaudiu este tipo de iniciativas que, acredita, irão criar outro tipo de memórias nos alunos.

“É um dia diferente para eles e que certamente não vão esquecer. São estes dias que ficam na memória com significado e, para nós, também acaba por criar uma dinâmica diferente, um espaço que as crianças não estão tão habituadas a utilizar e acaba sempre por ser uma boa perspetiva para eles”, disse.

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, Isabel Ribeiro, reforçou a forte aposta da sua Direção na atividade física.

“Todas as atividades desportivas são consideradas importantes. Aliás, foi uma aposta desta Direção, durante quatro anos, investir na área do Desporto. Queríamos muito mais horas, mas as horas que são afetas aos Agrupamentos de Escolas – que é conhecido como Crédito Escolar – foi muito gasto para a atividade desportiva, nomeadamente ter um Professor de Educação Física no 1º Ciclo a tempo inteiro, para acompanhar as turmas. Também nos tempos livres, os Professores de outros grupos – 2º e 3º Ciclo – realizaram atividades desportivas para os alunos mais velhos”, vincou, acrescentando a importância redobrada após a pandemia.

“Foi sempre dada muita importância ao Desporto, principalmente após a pandemia, em que os alunos estiveram muito tempo parados e havia necessidade de os meter a mexer. Portanto, estas iniciativas são sempre ótimas e bem recebidas”, esclareceu.

Isabel Ribeiro garantiu ainda que “todas as parcerias são de louvar, quando o propósito é dar o melhor aos nossos alunos”.

A Associação de Futebol de Castelo Branco agradece Município de Vila Velha de Ródão e ao Agrupamento de Escolas e dos seus respetivos docentes toda a disponibilidade e apoio na realização desta iniciativa.