A participação da Associação de Futebol de Castelo Branco no Torneio Inter-Associações Futsal sub-16 foi positivo em termos de resultados pois conseguimos melhorar a classificação final. No entanto, o que mais nos interessa nesta participação é o desenvolvimento das capacidades dos jogadores e da equipa de modo a que possam mostrar as suas mais valias e deste modo poder ambicionar a participar nos trabalhos das seleções nacionais.

Neste âmbito e apesar dos resultados negativos nos 2 primeiros jogos, podemos realçar que contra a AFBraga terminámos a 1ª parte a perder 3-0 fruto de alguns erros individuais quando em posse de bola e na segunda parte apenas sofremos 2 golos, podendo marcar por diversas vezes.

Do mesmo modo, no jogo contra Aveiro sofremos o 2º golo a faltar 20s para o final da 1ª parte de um erro individual. Apesar de o resultado se ter avolumado na 2ª parte esta foi bastante renhida e competitiva tendo apenas o resultado aumentado para a AFAveiro nos últimos 5m de jogo.

 No 3º jogo, apesar de termos ganho consideramos que foi o pior jogo que realizámos.

Lamentavelmente, devido à menor qualidade da equipa da AFViana do Castelo os comportamentos dos nossos jovens tenderam para a facilidade e para o ritmo com que estão habituados a jogar nos jogos a disputar no seu campeonato.

 

Em suma, balanço positivo de uma equipa que está a crescer e que tem  jovens jogadores com muito potencial, mas que fruto da pouca competitividade dos seus campeonatos, da pouca agressividade com que disputam os jogos e mesmo da falta de maior capacidade individual não consegue ainda gerir os diferentes momentos do jogo em função das necessidades. A existência de mais equipas no campeonato distrital, de uma mentalidade mais agressiva sobre os jogadores para que estes joguem melhor, ganhem mais bolas, sejam mais rápidos permitiria um desenvolvimento mais aprofundado destas questões.

 

 

O Selecionador Distrital

Prof. Bruno Travassos