A Seleção Distrital Sub-16 Futebol Feminino vai disputar, de 12 a 14 de dezembro, a Fase Zonal do Torneio Interassociações do respetivo escalão, tendo como oponentes a AF Leiria e a AF Lisboa.

As duas partidas irão realizar-se na Academia Desportiva UF Leiria, sendo que a estreia está agendada para sábado, dia 13 de dezembro, às 11 horas, frente à equipa da casa.

No dia seguinte, domingo, 14 dezembro, à mesma hora, as albicastrenses medem forças com a congénere de Lisboa.

A Selecionadora Distrital faz um “balanço positivo” do período de preparação, embora realce as “dificuldades a nível de recrutamento, devido ao menor número de atletas convocáveis”.

“Conseguimos cumprir o que estava previsto, a nível da planificação, e os objetivos delineados para esta fase foram cumpridos. As jogadoras estiveram sempre predispostas e focadas em desenvolverem as dinâmicas e conteúdos apresentados em todos os treinos”, explicou.

Cândida Preta realçou a existência de uma “comunicação aberta entre o grupo e a equipa técnica”, o que “garantiu que as soluções fossem encontradas de forma rápida e eficaz”.

“É importante termos noção das dificuldades, mas confiarmos na capacidade das jogadoras e acreditarmos no trabalho como grupo, reforçou a nossa coesão”, garantiu.

A técnica confidenciou que a equipa “está ansiosa e expectante”, uma vez que vai defrontar “duas grandes seleções”.

“No entanto, as atletas também sabem que serão dois grandes momentos onde terão oportunidade de evoluir e isso, na realidade, será sempre o mais importante - encarar cada competição com a maior seriedade e respeito possível pela Associação de Futebol que representamos”, reforçou.

A constituição do grupo é feita com jogadoras do escalão sub-14, por necessidade, mas isso é visto, pela Selecionadora, como uma motivação extra para as mesmas.

“É muito provável que seja uma motivação extra e uma excelente oportunidade de desafio e superação para estas atletas. Estar num grupo mais velho oferece um desafio mais elevado, incentivando as jovens a subir o nível do seu jogo, tanto tático quanto técnico. A convivência e o treino com jogadoras mais experientes e maduras aceleram a aprendizagem e a compreensão do jogo. A presença destas atletas, que foram bastante bem acolhidas e integradas, será um sinal de grande potencial e, se o ambiente for positivo e de apoio, a motivação tenderá a superar qualquer desvantagem”, assegurou.

Cândida Preta deixou ainda uma mensagem às convocadas, sublinhando que o importante é “aproveitarem ao máximo cada momento que o Torneio Interassociações lhes proporciona”.

“Não é apenas mais uma competição, é a grande oportunidade para representarem a nossa região com orgulho, paixão e o coração que colocam em cada treino, evoluindo sempre. Sabemos o quanto trabalharam, se dedicaram e os sacrifícios que fizeram para chegar aqui. Agora, é hora de transformar toda essa dedicação em energia e resiliência dentro de campo. Lutem por cada bola, confiem nas colegas e no staff técnico e divirtam-se”, concluiu.