A Associação de Futebol de Castelo Branco e o Município de Penamacor assinaram esta quarta-feira, 29 de novembro, um Protocolo de Cooperação para a época 2023/2024, tendo em vista a realização de eventos da AFCB no concelho e o apoio logístico do Município.

O mesmo foi rubricado nos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Direção da AFCB, Manuel Candeias, e pelo edil Penamacorense, António Beites.

Fruto desta parceria é a realização das Finais de Futsal da AFCB no próximo fim de semana, 2 e 3 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Penamacor, e a Fase Zonal do Torneio Interassociações Sub-14 Futebol Feminino, no início de janeiro de 2024, com a participação de Associações de Futebol a nível nacional.

Para o responsável associativo, estes protocolos são essenciais para “a estratégica da AFCB de descentralização do Futebol e Futsal pelo distrito de Castelo Branco”.

Manuel Candeias considera que, só com o apoio das Autarquias, é possível “aumentar o número de praticantes das modalidades e garantir que o Futebol e Futsal é para todos”.

O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor também elogiou este tipo de parcerias e sublinhou a importância do Desporto nos mais jovens.

“Tudo o que esteja relacionado com a dinamização desportiva, nomeadamente das camadas jovens, tem de ser aposta dos Municípios e, obviamente, esta viabilidade de protocolarmos este tipo de iniciativas com a Associação de Futebol de Castelo Branco engradece este espírito colaborativo da promoção do desporto na formação”, referiu.

António Beites congratulou-se igualmente com a receção do Torneio Interassociações Sub-14 Futebol Feminino, no início de janeiro de 2024, destacando a evolução do Desporto Feminino.

“Estamos numa condição de enorme crescimento do Futebol e Futsal Feminino e estas condições são importantíssimas para que esta lógica de aposta da Federação Portuguesa de Futebol tem feito possa ter continuidade, é necessário que os Municípios colaborem e estas parceiras são sempre saudáveis para promoção desportiva e, acima de tudo, para tentar motivar, cada vez mais, a nossa juventude para a prática do Desporto”, concluiu.