A Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) realizou esta sexta-feira, dia 24 de novembro, a Cerimónia de Entrega de Placas e Diplomas aos Clubes inseridos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na época 2022-2023 e a apresentação do Plano Estratégico da AFCB, no âmbito do Projeto “Associações do Futuro”.

O evento, que decorreu no auditório do Instituto do Desporto e da Juventude, em Castelo Branco, contou com a presença do Presidente da FPF, Fernando Gomes, diversos Diretores Federativos, Autarquias e Clubes do distrito.

Na sessão de abertura, o Presidente da Direção da AFCB, Manuel Candeias, agradeceu a “todos os dirigentes e a quem, naturalmente, com eles colaborou”.

“Para a AFCB, é com grande orgulho que constatamos continuar no pódio nacional. É um lugar que ocupamos desde o início deste relativamente recente processo de certificação. A AFCB e os nossos clubes cedo se aperceberam da influência que este processo tinha para as suas organizações”, realçou.

O responsável realçou que o mais importante são as “vantagens capitalizadas quando atingidos os critérios que lhes permitiram chegar às duas, três ou quatro estrelas”.

Além do destaque aos dirigentes e colaboradores dos Clubes, Manuel Candeias sublinhou igualmente o papel da Comissão Nacional e da Sub-Comissão Distrital.

“A Comissão Nacional, liderada pelo aqui presente Diretor da FPF, Dr. Júlio Vieira, (…) Estiveram sempre disponíveis em todas as fases do processo, para qualquer Clube, fosse ou não sua a responsabilidade de o acompanhar. Da mesma forma, agradecer também a todos os elementos da nossa competente equipa da Sub-Comissão pelo assíduo e acompanhamento que fez às entidades que lhes estavam adstritas”, afirmou, continuando.

“Aproveito para uma vez mais apelar a todos os dirigentes que continuem a abraçar esta ideia de melhorarem o seus processos de certificação. É já um processo irreversível, determinante e um grande suporte para a qualidade da nossa atividade desportiva, neste caso do futebol”, acrescentou, garantindo todo o apoio da Direção e Sub-Comissão da AFCB.

E nesse sentido de apoio e minimização das lacunas, o Presidente associativo anunciou um apoio do “equipamento administrativo de todos eles”. “Nesta primeira fase, com uma fotocopiadora multifunções aqui exposta e que podem ser levantadas ainda hoje e levada para as vossas instalações”.

No diz respeito ao Plano Estratégico para 2030, apresentado pelo Diretor Técnico, Francisco Pires, o líder da AFCB mostrou-se orgulhoso por integrar o projeto das Associações do Futuro da FPF.

“Como é óbvio, para mim e para todo o Futebol Distrital, é um enorme orgulho o fato da AFCB ter sido pioneira na implementação deste projeto, que consideramos fundamental e decisivo, uma vez permite-nos implementar as nossas ideias, ao mesmo tempo que as podemos executar, tendo em linha de conta as prioridades que julgamos serem as mais importantes e eficazes”, referiu.

Manuel Candeias realçou que não será apenas a AFCB a beneficiar com o Plano Estratégico, mas também “as Autarquias, o Ensino Básico, Secundário e Superior, os Patrocinadores, os media e, principalmente, os Clubes”.

“Mas não podemos da mesma maneira esquecer que sem eles, sem a sua colaboração, também este plano estratégico não será exequível.
Julgo ter conhecimento, ou melhor, a certeza, do empenho de todos e da sua vontade que ele se concretize. Tenho uma esperança muito confiante e desmedida, no sucesso deste projeto”, disse.

O responsável destacou o apoio da FPF, nomeadamente com Fernando Gomes na presidência, garantindo que “têm sido inúmeros e praticamente sucessivos, os programas de apoio às Associções Distritais e aos Clubes”.

Para Fernando Gomes, o número de Clubes Certificados na próxima temporada irá aumentar, uma vez que “o esforço que tem sido feito, de forma sistemática nos últimos seis anos”.

“Todos sabem e têm essa consciência que Portugal só pode ser um país de topo se apostar na formação e se tiver uma formação de qualidade e, por isso, nessa perspetiva, dentro daquilo que digo relativo ao nosso Processo de Certificação”, referiu.

Além da apresentação da AFCB, o Diretor José Couceiro resumiu igualmente o Plano Estratégico da FPF. O líder federativo mostrou a sua satisificação.

 “Castelo Branco é um bom exemplo relativamente ao Plano Estratégico. Houve um envolvimento como tem de haver da própria FPF, obviamente este Plano tem também suporte dentro de programas que a Federação disponibilizou. Acima de tudo, felicito a AFCB pelo entusiasmo que dedicou a este processo e que estamos certo que nos vão ajudar a cumprir as metas que queremos para 2030”, salientou e destacou o papel das AF’s.

“ (…) Acima de tudo tem um envolvimento necessário das próprias Associações. Sem elas e sem aquilo que desenvolvem nos seus distritos, não era possível nos atingirmos os objetivos que temos vindo a atingir. Portanto, todos os programas e incentivos que temos vindo a delinear, são todos exatamente nessa vertente”, esclareceu.

Tal como o Presidente da AFCB sublinhou, o envolvimento de todos é fundamental para o sucesso do Plano Estratégico. “Decidimos envolver as Associações, através do transporte do conhecimento para as próprias, aquilo que a Federação tem para as ajudar a desenvolver o seu Plano Estratégico. Entendemos que é essa a forma mais correta, não é dar só apoio, mas efetivamente colaborarmos com as mesmas para estabelecerem um Plano Estratégico delas próprias”.

O líder da FPF destacou ainda a futura construção da Academia da AFCB, acreditando que a mesma “será uma realidade”, tal como já o é noutras Associações.

“Recordo, a título de exemplo, a construção das Academias (…)  Estamos convencidos que a AFCB também será uma das Associações que abraçará este projeto tão essencial ao nível das infra-estruturas para desenvolver a sua atividade”, concluiu.