A manhã desta quarta-feira, dia 17 de maio, foi diferente e, seguramente, muito feliz para os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei.

O Estádio Municipal de Vila de Rei encheu-se de meninas e meninos cheios de vontade de jogar futebol. O resultado foram muitos sorrisos e uma alegria constante, dos mais novos aos mais velhos.

A iniciativa, que juntou cerca de 100 crianças, insere-se no Evento Final do Projeto "A Prática Desportiva no 1º Ciclo - Uma Abordagem a partir do Futebol e Futsal", organizado pela Associação de Futebol de Castelo Branco e o Agrupamento de Escolas.

“Aquilo que sentimos foi uma satisfação geral de todos os envolvidos, a começar nas crianças. A disponibilidade para acolher esta iniciativa foi extraordinária, quer por parte do Município, quer por parte do Agrupamento de Escola e dos seus respetivos docentes, nomeadamente os que estão diretamente relacionados com as Atividades ExtraCurriculares (AECs). Quando assim é, o balanço tem de ser positivo. Ver que praticamente 100% da população enquadrada nas AECs participou neste evento deixa-nos muito realizados e é um indicador de que a implementação destes projetos faz sentido”, frisou Francisco Pires, Diretor Técnico da Associação de Futebol de Castelo Branco.

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, Ana Margarida Guimarães, salientou a importância do Desporto no fomento da socialização no concelho.

“No caso de Vila de Rei, que é local calmo e pequeno, o Desporto fomenta que as crianças estejam em atividade de socialização. Em alguns casos, temos alunos que são os únicos meninos de uma aldeia e, através da Escola e do Desporto, é a forma que eles têm de criar valores, trabalhar em equipa e haver alguma socialização que, através dos mais velhos, por vezes não é permitido. Quando nos foi apresentado o projeto, disse logo que sim e participamos de boa vontade. Com os meninos, vemos o crescimento e a alegria com este tipo de atividades e isso traz outro tipo de componentes para as aulas. Há muitos professores que não acreditam, mas é nestas atividades que os alunos, ao criarem espírito de equipa, a nível de turma também vai funcionar. É só vantagens”, explicou, visivelmente satisfeita com a atividade.

Fátima Aires, representante do Município de Vila de Rei, reforçou a ideia da ligação do Desporto à socialização e da ligação entre alunos de várias idades.

“(…) Temos também a questão de ter os alunos mais velhos a tomar conta dos mais novos, que é muito importante, é uma questão de sentirem-se protegidos pelos mais velhos. Há aqui uma união. (…) Acho que este tipo de iniciativa devia-se repetir com mais frequência para as turmas socializarem entre elas, os jovens do Ensino Secundário também participarem e ajudarem as crianças nesta atividade na aérea do Desporto”, disse.

Do ponto de vista da Associação de Futebol de Castelo Branco, a intenção é construir um “um contexto mais estimulante e saudável para as crianças”.

“O veículo, naturalmente, é a atividade desportiva, que acreditamos poder afirmar-se como uma ferramenta muito importante no processo educativo destes meninos e meninas, nomeadamente pelos valores que podemos associar a uma prática devidamente enquadrada”, explicou Francisco Pires.

O Diretor Técnico esclareceu ainda os principais objetivos da AFCB com este tipo de iniciativas.

“A promoção da atividade desportiva como meio de fomento de hábitos de vida mais saudáveis, da literacia motora ou das competências sócio-relacionais indispensáveis à vida em sociedade, são alguns exemplos do que podem ser os efeitos alcançados por esta via. Fazemos um acompanhamento permanente deste projeto através das avaliações dos responsáveis, com a presença em sessões, e o que nos é possível perceber é francamente positivo”, vincou, deixando uma certeza.

“Não temos dúvidas de que, a avaliar pelos sorrisos, em Vila de Rei conseguimos atingir algo que nos faz sentir que este trabalho tem retorno: a alegria dos meninos e meninas”, concluiu.

A Associação de Futebol de Castelo Branco agradece Município de Vila de Rei e ao Agrupamento de Escolas e dos seus respetivos docentes toda a disponibilidade e apoio na realização desta iniciativa.