A Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) assinou o protocolo "A Prática Desportiva no 1º Ciclo - Uma abordagem a partir do Futebol e Futsal" com vários Agrupamentos de Escola do distrito para o presente ano letivo.

O projeto tem como objetivo promover a prática desportiva nos alunos do 1º Ciclo e a AFCB já visitou os Agrupamentos de Escola (AE) Pedro Álvares Cabral, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão e Padre António Andrade para perceber como está a iniciativa a ser acolhida pelos professores e pelas crianças.

Esta quinta-feira, 23 de março, deslocámo-nos ao AE de Proença-a-Nova, mais concretamente à Sobreira Formosa, onde encontrámos 30 alunos divididos por duas turmas, com cerca de 45 minutos de aula.

Em conversa com os dois professores responsáveis por lecionar a disciplina, ambos consideram que “o feedback é bastante positivo”, apesar não existir “uma realidade de clube”.

“O feedback é positivo. É importante fomentar o futebol e o futsal nos miúdos, também já o fazíamos antes. Claro que não é uma realidade de clube e há alunos mais desmotivados para a prática do futebol e que pode condicionar, logo aí, as aprendizagens e a aula em si, mas o feedback é bastante positivo”, explicou Gabriel Gil.

O gosto pela modalidade da maioria faz com que as crianças se sintam satisfeitos. “Eles gostam de futebol e o contacto com bola, para eles, é o que mais gostam, quase todos (…) Saem da aula satisfeitos. Antes fazíamos muito jogo anárquico e é sempre uma satisfação, ficam sempre contentes”.

Já Rui Cardoso realçou algumas dificuldades inerentes ao início de qualquer desporto, mas garante que, comparando com outras, “até é mais fácil”.

“ (…) comparando com outras modalidades, não há muitas dificuldades, até porque eles praticam no recreio, na rua e, como tal, já têm alguma técnica e até é mais fácil”, sublinhou.

Em relação ao protocolo com os Agrupamentos de Escola, o professor reforçou que “toda a cooperação nesse sentido é sempre benéfica” e que, no futuro, “terá sempre de existir algum tipo de parcerias”.

No decorrer do 3º período letivo, a AFCB vai visitar o Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente, Nuno Álvares, Afonso de Paiva e Amato Lusitano.