A Seleção Distrital Sénior da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) vai disputar, de 06 a 08 de dezembro, a Fase Zona da UEFA Regiões, que irá decorrer no distrito de Bragança.

O conjunto albicastrense inicia a competição no domingo, dia 07 de dezembro, diante a congénere de Bragança. A partida tem o pontapé de saída agendado para as 11:00 e realiza-se no Estádio Municipal Macedo Cavaleiros.

No dia seguinte, 08 de dezembro, novo desafio, desta feita frente à AF Guarda. O encontro, que irá decorrer no Estádio Engenheiro José Aires, em Torre de Moncorvo, está marcado para as 11:00.

O Selecionador Distrital, Francisco Pires, faz um “balanço positivo” do período de preparação, uma vez que “todos os jogadores convocados demonstraram disponibilidade e motivação para representar a AFCB”.

“Perante as circunstâncias que envolvem a preparação desta prova, em específico, é algo que deve ser salientado e que interpretamos com um indicador do significado que tentamos atribuir a este espaço de Seleção deste há vários anos”, refere.

A equipa realizou seis treinos, antes da competição, e o treinador refere que “preparar uma equipa para competir é um processo complexo e que exige, naturalmente, tempo”.

“Com seis momentos de treino em dia pós-jogo, muitos jogadores a ter o primeiro contacto com as ideias e com os companheiros, temos de contar imenso com a capacidade e carácter de todos os convocados. Todos estaremos conscientes dos desafios, mas, garantidamente, todos pensamos em superar-nos, com coragem e humildade”, assegura.

Os objetivos para a Fase Zonal estão bem definidos, independentemente do contexto competitivo.

“Os objetivos com que partimos sempre para cada momento de competição, com qualquer que seja a Seleção, passam prioritariamente por valorizar os nossos jogadores e o trabalho que se desenvolve na nossa região. Nesta fase zonal, não será diferente”, salienta, acrescentando ainda uma grande ambição, “suportada no trabalho que sabemos ter de realizar juntos”.

Francisco Pires acredita que o histórico de resultados positivo na prova não irá “alterar a motivação”, mas que “a forma como fomos construindo este espaço ao longo dos anos, fundado num conjunto de valores e princípios muito claros, nos ajuda a interpretar melhor como devemos encarar cada momento”.

“Sendo assim, o que mais nos motiva é o respeito e a paixão que temos pelo jogo. É isso que alimenta a ambição”, reforça.

O Selecionador Distrital não esqueceu o grupo de trabalho das últimas semanas, incluindo aqueles que não irão estar presentes na Fase Zonal.

“Uma mensagem de agradecimento, essencialmente. Não apenas aos 20 que irão estar na Fase Zonal, mas a todos os 28 que fazem parte deste grupo. Não fosse a sua disponibilidade e compromisso, e não seria possível sustentar a confiança com que partimos para esta fase”, conclui.