A Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário das 22 Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADR) promoveu, no último sábado, dia 17 de fevereiro, nas instalações do Estádio Municipal “Cidade de Coimbra”, nova reunião plenária descentralizada em nome da atividade não profissional dinamizada pelos clubes de futebol, futsal e futebol de praia do nosso país.

A Associação de Futebol de Castelo Branco esteve representada pelo Presidente da Direção, Manuel Candeias.

A sessão de trabalho, cuja partilha e debate do conjunto dos assuntos elencados preencheu o dia, sobre a qual o Presidente da Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário das ADR, António José da Silva, considerou “profícua”.

“Foi, extremamente, importante constatarmos que o Desporto em Portugal, e o âmbito do futebol em particular, porque é a nossa área de intervenção, não representa, neste momento, um desígnio nacional para os partidos políticos, tendo em conta os programas eleitorais no que concerne ao ato eleitoral que se avizinha”, salientou o dirigente associativo, que preside à Associação de Futebol de Vila Real.

“Estamos a ultimar uma carta aberta para evidenciar isso mesmo”, assinalou. Por outro lado, António José da Silva realçou a importância da abertura do plenário associativo a uma partilha sobre a temática da arbitragem, no caso por Luciano Gonçalves, Presidente da Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol (APAF).

“Foi um momento importante de abordagem sobre a arbitragem numa perspetiva da base até ao topo, identificando realidades, dificuldades, necessidades e objetivos, numa partilha geradora de espírito crítico sobre o futuro da arbitragem”, salientou o presidente da mesa do plenário, agradecendo o contributo institucional e participação do líder diretivo da APAF.

Em nome das 22 ADR, António José da Silva expressou um “destacado agradecimento à entidade anfitriã, na pessoa do Presidente da Direção da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, pela receção, acolhimento e por todo o apoio prestado para a realização do evento institucional”.

Sobre a realização da reunião plenária, o dirigente da instituição distrital conimbricense, que na saudação de boas-vindas entaleceu o gosto por acolher o encontro associativo, realçou que “os assuntos a tratar eram de elevada importância para as associações de futebol”, salientando o debate e os pontos de vista evidenciados.