O Futebol de Formação esteve em destaque este fim de semana, com a disputa das Finais das Taças AFCB nos diversos escalões. O Estádio Nuno Alvares Pereira, em Cernache do Bonjardim, e o Municipal de Oleiros foram os palcos das grandes decisões e de muito futebol.

No sábado, 27 de maio, as emoções decorreram no concelho da Sertã. O dia começou a Final da Taça AFCB – Infantis Futebol 7, colocando frente a frente o Desportivo de Castelo Branco – Campeão Distrital do escalão - e o Sport Benfica e Castelo Branco.

Numa partida muito disputada, com reviravoltas no resultado e incerteza no marcador até ao último segundo, os “encarnados” da Beira Baixa chegaram a ter uma vantagem de dois golos, permitiram a reviravolta e empataram o jogo na última jogada – 4x4 no tempo regulamentar.

A decisão quanto ao vencedor teve de passar pela marcação de grandes penalidades. Aí, na marca dos onze metros, o Benfica e Castelo Branco foi mais eficaz e garantiu a conquista da Taça AFCB – Infantis Futebol 7.

No escalão de Iniciados, o segundo encontro do dia, Sporting Clube da Covilhã e Sport Benfica e Castelo Branco lutaram para levantar a Taça AFCB.

Os “serranos” entraram muito bem na partida e, nos primeiros 15 minutos, já venciam por 3x0 – resultado que se manteve até ao descanso. Na segunda parte, os albicastrenses tentaram reagir, mas sofreram novo golo e, de imediato, conseguiram reduzir o marcador para 4x1.

Na reta final do jogo, a equipa da Covilhã voltou a dilatar a vantagem, faturando por mais duas ocasiões, fixando o resultado em 6x1 e conquistando assim a Taça AFCB – Iniciados.

No último encontro de sábado, o CD Alcains e a ARCB Valongo mediram forças para definir o vencedor da Taça Luciano D’Almeida – Juniores. O conjunto “canarinho” entrou muito bem no jogo e chegou à vantagem ainda na primeira parte (1x0) – conservando-a até ao intervalo.

Na segunda metade, numa altura em que poderia surgir uma reação da turma albicastrense, os pupilos de Dani Matos aumentaram a vantagem logo nos minutos iniciais, dando outra estabilidade à equipa.

Até ao apito final, a turma do Valongo não conseguiu reduzir a desvantagem para voltar a reentrar na discussão do resultado, acabando mesmo por sofrer mais dois golos. O CD Alcains triunfou por 4x0 e conquistou a Taça Luciano D’Almeida – Juniores.

No domingo, 28 de maio, o Estádio Municipal de Oleiros foi palco de todas as emoções em Infantis Futebol 9 e Juvenis. Desportivo de Castelo Branco e Associação Desportiva da Estação lutaram, nos dois escalões, pela conquista da Taça AFCB.

Na primeira partida do dia, em Infantis Futebol 9, num jogo muito equilibrado e de muita luta a meio-campo, um golo solitário, já na segunda parte, foi o suficiente para o conjunto albicastrense levar a Taça AFCB do respetivo escalão.

No encontro da tarde, novamente entre as duas equipas, a equipa de Castelo Branco marcou no início e na reta final da primeira parte, garantindo uma vantagem de dois golos ao intervalo (2x0).

No segundo tempo, o conjunto da Covilhã reagiu, conseguiu criar algumas situações de perigo, mas só reduziu em tempo de compensação – muito tarde para ainda tirar alguma coisa do encontro.

Com este desfecho, 2x1, o Desportivo de Castelo Branco conquistou a Taça AFCB – Juvenis.

A Associação de Futebol de Castelo Branco, mais uma vez, felicita os vencedores e todas as equipas presentes nas Finais.