Depois de concluídos os três jogos adiados no passado fim de semana, algo que se deveu a problemas relacionados com as ligações aéreas com o arquipélago dos Açores, ficou encerrada a 1ª fase da competição e definidas as equipas que lutarão pela subida à Liga 3, bem com as equipas que descem aos campeonatos distritais.

            Na série C, série onde competiram as equipas filiadas na AF Castelo Branco, a última jornada, realizada sábado, 16 de abril, trouxe algumas “surpresas” de última hora, com a SU 1º Dezembro e CA Pêro Pinheiro a ultrapassarem a UD Santarém que havia ficado isenta da última jornada.

            Já as equipas de Castelo Branco entraram em campo com as suas situações definidas. Sport Benfica e Castelo Branco e Sertanense FC já não estavam na luta pelos lugares de subida à Liga 3, mas tinham garantida a manutenção no Campeonato de Portugal 23/24. CD Alcains sabia que iria voltar ao Campeonato Distrital da AFCB.

            A jogar em Arronches, com uma formação do Sport Arronches e Benfica condenada à descida ao Campeonato Distrital de Portalegre, Sport Benfica CB não conseguiu superiorizar-se aos da casa e regressou a Castelo Branco com uma derrota por 3-1.

            Na Sertã, um duelo albicastrense. Sertanense FC e CD Alcains mediram forças no Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos e foram os também despromovidos ao Campeonato Distrital de Castelo Branco que, por 1-3, impuseram uma derrota à formação da casa.

            Feitas as contas, Sport Benfica CB terminou o Campeonato de Portugal (Série C) em 5º lugar com 40 pontos, fruto de 10 vitórias, 10 empates e 5 derrotas; Sertanense FC foi 7º classificado com 9 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. CD Alcains logrou alcançar o 13º lugar com 4 vitórias, 2 empates e 19 derrotas.