As obras de construção da nova Academia de Futebol da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) já se iniciaram. A infraestrutura vai nascer junto da Pista de Atletismo e, além do relvado natural, contará com bancadas e um Pavilhão. Tudo na envolvente da Pista de Atletismo.

Trata-se de um espaço comum, que será utilizado pela AFCB e pela Associação de Atletismo de Castelo Branco. O projeto nasce do Protocolo assinado entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a AFCB e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

A primeira intervenção está direcionada para a alteração do relvado. A obra já se iniciou e terá um período de execução de cerca de cinco meses. Posteriormente, ainda sem data prevista de arranque, irão iniciar-se a construção da bancada e do Pavilhão, com um período de realização mais longo, possivelmente superior a um ano.

O investimento total da obra é bastante avultado, sendo que a AFCB, através da FPF, contribui com mais de 600 mil euros.

Esta segunda-feira, dia 07 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, o Presidente da Direção da AFCB, Manuel Candeias, e o Presidente da Direção da Associação de Atletismo, João Coelho, visitaram o local e o andamento da empreitada.

O edil destacou a importância do Protocolo com a FPF, destacando a relevância da infraestrutura para o concelho e até distrito de Castelo Branco.

“Com este Protocolo assinado com a FPF, criamos o segundo relvado natural na cidade de Castelo Branco, o que nos permite uma abrangência muito grande e a possibilidade de fazer competições de Atletismo, até porque também vamos fazer as bancadas aqui ao lado da pista, e igualmente ao nível do Futebol, com o acolhimento das Seleções Distritais”, ressalvou.

O líder da autarquia albicastrense explicou que a alteração do relvado terá a duração de cinco meses e que, durante esse período, espera lançar publicamente a restante obra.

“O projeto está numa fase adiantada, temos vindo a articular com o arquiteto alguns aspetos da intervenção. Esperamos que até ao final deste mês possam ser entregues à Câmara Municipal, para apresentar publicamente e lançar a obra para este extraordinário projeto”, revelou.

Leopoldo Rodrigues agradeceu o envolvimento das duas Associações, reconhecendo “a influência do Presidente da Direção da AFCB, Manuel Candeias, na FPF e na capacidade de alocar recursos para o distrito de Castelo Branco”.

O autarca clarificou ainda que o espaço servirá o Futebol e o Atletismo. “acredito que, todas as melhorias que estão a ser feitas, valorizam o espaço e as condições, oferecendo outra capacidade para as Associações elevarem a prática do Desporto”.

O Presidente da Direção da AFCB, Manuel Candeias, agradeceu a “disponibilidade demonstrada, uma vez mais, pela Câmara Municipal” e destacou a importância da obra para o distrito.

“Esta infraestrutura vai servir o concelho, mas também todo o distrito, e será palco de eventos nacionais de muita importância. Uma infraestrutura que vai, seguramente, invejar a maior parte das Associações. Vamos poder-nos gabar das condições da Academia e as infraestruturas, neste caso do Futebol, nunca são demais e vai ajudar-nos nos momentos de formação”, sublinhou.

O responsável confessou que “o volume de trabalho é cada vez maior e, por vezes, temos três ou quatro Ações de Formação em simultâneo e ficamos aqui com mais um espaço, que será muito útil para continuarmos esse trabalho”.

Em relação à coexistência com o Atletismo, Manuel Candeias não tem dúvidas que não haverá qualquer problema. “Tenho a certeza de que nos vamos entender muito bem com a Associação de Atletismo e a Academia vai servir as duas modalidades e vai dignificar aquilo que é o trabalho e o empenho na prática do Desporto”.

O Presidente da Associação de Atletismo, João Coelho, afirmou que, inicialmente, estava “um pouco cético”, mas, ao falar com as pessoas responsáveis, percebeu que “o Atletismo não ia ficar para trás”.

“Quando tivermos as nossas provas, temos o nosso espaço e irá acontecer o mesmo com o Futebol. Já temos um Protocolo semelhante na Covilhã e nunca tivemos problemas, portanto acredito que aqui será igual”, disse.

Nova Sede AFCB vai nascer ao lado da Escola Superior de Saúde

Após a visita às obras da futura Academia de Futebol, o Presidente da Direção da AFCB revelou que a Sede Social também irá mudar de localização, ficando na mesma área, junto da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.

“A atividade na AFCB está em crescimento, há cada vez mais equipas e atletas, as exigências da planificação também são maiores e, por conseguinte, pensamos noutra solução para ampliar a Sede Social da AFCB. Expusemos o problema ao Presidente da Câmara Municipal e, como sempre, mostrou-se disposto a colaborar connosco”, revelou.

Apesar de considerar que “a atual Sede Social já é das melhores do país”, Manuel Candeias explicou que já “é insuficiente para o volume de trabalho” e revelou as razões para a escolha do local.

“Este espaço, junto à Academia e ao lado da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, seria o mais indicado, por todas as razões. Estaria perto das infraestruturas desportivas, tem espaço suficiente para estacionamento e outras atividades. A Câmara Municipal de Castelo Branco acedeu ao nosso desafio e vamos, com toda a certeza, arrancar ainda com o projeto este ano, para que, no máximo, até ao final do ano 2025 esteja concluído”, assegurou.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco clarificou que “tem vindo a trabalhar na ideia de uma «Cidade do Desporto» e aqui estamos num espaço que proporciona isso mesmo. Temos o Atletismo, o Futebol, a Natação e, no futuro, havemos de ter outro tipo de equipamentos”.

O foco é tornar Castelo Branco numa cidade em que “os cidadãos possam usufruir e praticar Desporto”.

“É com muito agrado que ouvi esta vontade do Presidente da AFCB e, como é óbvio, a Câmara Municipal respondeu positivamente”, concluiu.