A 1ª eliminatória da Taça de Portugal disputou-se no último fim de semana e, dos três Clubes filiados da Associação de Futebol de Castelo Branco em competição – GD Valverde, Núcleo Juventude Proença-a-Nova e Núcleo Sporting Clube de Portugal de Castelo Branco -, apenas o conjunto do concelho do Fundão garantiu o apuramento.

Comecemos, então, pela partida da equipa liderada por Catarina Rondão. O GD Valverde eliminou, em casa, o Elétrico FC, com uma vitória expressiva por 7x0. Cláudia Andresson, com um hat-trick, Daniela Gaspar, com dois golos, Maria Martinez e Maria Martins foram as marcadoras de serviço.

O Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova foi derrotado, por 2x1, no reduto da Casa Benfica de Mortágua. Luciano Sampaio e Gabriela Correia adiantaram a turma da casa no marcador no decorrer do primeiro tempo. Perto do final, Beatriz Cardoso ainda reduziu, mas foi insuficiente para evitar o desaire e respetiva eliminação da Prova Rainha do futebol português.

O conjunto albicastrense também deu uma excelente réplica dentro da quadra, mas não evitou a derrota. O Núcleo Sporting CP Castelo Branco caiu aos pés do São João, por 3x2, no Pavilhão da oponente.

Mariana Fernandes, por duas ocasiões, e Catarina Batista fizeram os golos dos locais. Um auto-golo de Inês Garrelhas e um tento de Dairine Tavares mexeram o placard para a turma da Beira Baixa.

Com esta conjugação de resultado, o Grupo Desportivo Valverde é a única equipa filiada da AFCB apurada para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal.