O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Idanha-a-Nova recebeu esta quinta-feira, dia 7 de setembro, a conferência de imprensa de Assinatura do Protocolo de Cooperação para a realização da XII Gala do Futebol Distrital.

O documento foi assinado pela Associação de Futebol de Castelo Branco, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Instituto Politécnico de Castelo Branco – parceiros institucionais na organização do evento.

O Presidente do Município Idanhense, Armindo Jacinto, mostrou-se bastante satisfeito e orgulhoso pelo concelho receber “a Festa do Futebol – o Encontro da Associação de Futebol e dos seus filiados” e referiu que o momento servirá igualmente para “discutir o desenvolvimento do desporto”.

“Idanha-a-Nova sente-se muito integrada neste Encontro. Temos um Clube nosso que foi Campeão Distrital [ACD Ladoeiro/CBIN] e temos conseguido trabalhar com as nossas Associações no sentido de desenvolver o desporto que, na nossa perspetiva, faz sentido para ajudar a desenvolver os jovens e fizemos um grande investimento na Educação e o Desporto é fundamental para o desenvolvimento dos mesmos”, referiu, prosseguindo.

“A mensagem que temos passado aos nossos Clubes e Associações é do desenvolvimento desportivo, com jovens a praticar desporto. Um concelho tão extenso e com baixa densidade populacional, o papel dos Clubes e das Associações é determinante para o desenvolvimento desportivo, que está associado ao desenvolvimento social e cultural”, afirmou.

O edil destacou ainda a Reunião de Plenário com os Presidentes de todas as Associações de Futebol, que irá decorrer no dia seguinte à Gala do Futebol, 16 de setembro, nas Termas de Monfortinho.

A sessão irá decorrer simultaneamente com a Festa das Termas e Armindo Jacinto revelou que convidou o Turismo de Portugal para debater o desenvolvimento desportivo e turístico na região, considerando essencial “a descentralização destes eventos para estes territórios”.

O autarca sublinhou a aposta do Município na requalificação de infra-estruturas desportivas no concelho – como o Estádio Municipal das Termas de Monfortinho, que já tem procura de equipas internacionais, “devido ao balneário termal, para recuperar jogadores” -, e reforçou a importância do Protocolo assinado.

“Este Protocolo faz todo o sentido e é um prazer fazermos aqui a Festa do Futebol”, concluiu.

David Roque, Vice-Presidente da AFCB, agradeceu a disponibilidade dos parceiros na realização da XII Gala do Futebol Distrital e de outros eventos desportivos e mostrou-se “orgulhoso” pelo retorno do evento.

“Estamos muito orgulhosos por esta organização, uma vez que estivemos parados devido ao Covid-19, mas voltamos em força e é muito bom que a mesma se realiza-se em Idanha-a-Nova”, disse.

O responsável agradeceu, igualmente, aos elementos da Comunicação Social que fazem parte do Júri e explicou a data da cerimónia, que normalmente ocorre após o término das competições, em junho.

“Este ano fazemos quase no início da nova época desportiva, uma vez que foi uma temporada longa e que culminou com a organização do Torneio Lopes da Silva”, clarificou, considerando, ainda assim, uma “época positiva”.

“Os miúdos continuaram a desenvolver-se no Futebol e no Futsal, nos diversos escalões, e esse é o nosso principal objetivo”, destacou.

Luís Farinha, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, felicitou todos os envolvidos na organização, desejando os “maiores sucessos e que a parceria continue por muitos anos”.

A conferência de imprensa contou ainda com a presença de Catarina Ferreira, representante do Centro de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, que realçou a importância do desporto e demonstrou disponibilidade para “estar sempre presente e cooperar nestas iniciativas”.

A XII Gala do Futebol Distrital realiza-se no próximo dia 15 de setembro, no Recinto da Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, pelas 19:30.

Antes, pelas 19:00, o Município raiano irá entregar a faixas de Campeão à Casa do Benfica de Idanha-a-Nova, na Câmara Municipal.