A Seleção Distrital de Futsal Masculino sub-13 terminou esta terça-feira, dia 4 de abril, a participação no Torneio Interassociações, que se realizou em Évora.

O conjunto albicastrense disputou quatro partidas, tendo somado uma vitória, um empate e duas derrotas.

No primeiro jogo da competição, a 1 de abril, a Seleção da AF Castelo Branco bateu (3x1) a congénere do Algarve. Miguel Santos, Rodrigo Rolo e Afonso Salvado foram os homens golo de serviço. Tiago Fernandes fez o tento para os algarvios.No dia seguinte, novo duelo, desta feita com a AF Coimbra. Numa partida muito equilibrada e com oportunidades junto das duas balizas, o adversário foi mais eficaz e acabou por vencer (7x4).

Gustavo Simões rubricou um hat-trick e Afonso Salvado fez o outro golo da equipa. Salvador Tavares (x2), Pedro Caetano (x2), Ricardo Fonseca, Fernando Silva e João Sabrosa fizeram os tentos para Coimbra.

Na segunda-feira, 3 de abril, a turma albicastrense registou uma igualdade (1x1) frente à Seleção de Viseu. Num encontro novamente muito equilibrado, Rodrigo Rolo marcou para o conjunto da Beira Baixa e Santiago Morgado faturou para a equipa da Beira Alta.

No último dia de prova, os rapazes liderados por Paulo Pedroso mediram forças com a Seleção anfitriã, a AF Évora. Num jogo em que os jogadores voltaram a demonstrar bom futsal, fomos infelizes na finalização e a turma da casa acabou por triunfar (1x5).

Rodrigo Ludonho, na própria baliza, fez o único golo da equipa de Castelo Branco. O mesmo Rodrigo Ludonho, Francisco Rodrigues e Eduardo Jorge (x3) fizeram os tentos do conjunto de Évora.

No final do torneio, Paulo Pedroso, Selecionador Distrital Futsal Masculino sub-13, realça que os resultados não correspondem às boas exibições, mas que, ainda assim, os objetivos foram cumpridos.

“Se formos somente cingirmos ao aspeto do resultado, diria que ficámos um pouco aquém do futsal que demonstrámos no torneio. Não olhando só para essa parte, acredito que atingimos todos os objetivos a que nos tínhamos proposto – que era apresentar um futsal atrativo e sermos competitivos. E, nisso, fomos inexcedíveis. Quanto ao resultado, é um reflexo, mas a minha plena convicção é que o resultado não reflete a qualidade do torneio que fizemos”, afincou.

O técnico destacou o comportamento dos jogadores, dentro e fora de campo, considerando este aspeto “uma grande vitória”.

“Esses objetivos foram claramente atingidos, dentro e fora de campo. Os miúdos tiveram um comportamento exemplar dentro e fora da quadra. Criámos um grupo bastante unido, os jogadores cresceram dentro do torneio e isso, para mim, já é uma grande vitória e um sinal de evolução nestes quatro dias”, sublinhou.

Este torneio, realizado em Évora, foi o primeiro no escalão de sub-13. Para Paulo Pedroso, estas competições são “fundamentais”  para o futuro dos mais novos na modalidade.

“Apesar de ter sido a primeira edição, considero que, para os miúdos, é uma riqueza em termos competitivos e de vivências do futsal que, seguramente, os vão ajudar muito nos próximos anos na forma como vão trabalhar nos clubes”, concluiu.

(Créditos fotográficos: AF Évora)