Conselho de Arbitragem organiza 1ª Ação de Reciclagem para o Futebol
O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco organizou, no passado sábado, a 1ª Ação de Reciclagem da nova época, destinada a árbitros de Futebol.
04 setembro 2023
Associação
O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco organizou, no passado sábado, a 1ª Ação de Reciclagem da nova época, destinada a árbitros de Futebol.
A sessão decorreu na Zona de Lazer em Castelo Branco, englobando testes físicos e teóricos, de conhecimento, na parte da manhã, e exames médicos, no percurso da tarde.
A formação contou com cerca de 25 árbitros, sendo que não estiveram todos presentes. Na visão de José Eusébio, Presidente do Conselho de Arbitragem da AFCB, a nova temporada “não vai ser fácil”.
“Hoje estiveram presentes a maioria do Quadro C5 e alguns do C6, houve algumas faltas e estas são as previsões que temos. No Conselho de Arbitragem temos que fazer um novo Curso para conseguir a retenção de novos árbitros para preencher as vagas daqueles que, à partida, ou vão desistindo ou não estão sempre a 100% e para os jogos temos que ter árbitros”, referiu.
Em comparação com a época anterior, o número será muito semelhante. Haverá quem deixe de arbitrar, mas existe, igualmente, alguns regressos “que tinham abandonado”.
Para aumentar o número de árbitros, o responsável acredita que o caminho terá de ser pela via do ensino.
“Uma das principais vias que vejo é através do ensino, tentar fazer algumas Ações, no sentido de haver possibilidade de captação de jovens que queiram vir para a arbitragem. Isso será, portanto, o momento mais fulcral para atingir esses objetivos”, explicou.
José Eusébio clarificou ainda em que consistem as Ações de Reciclagem e a importância para a classificação final dos árbitros.
“As Ações terão sempre de se realizar, quer a física, quer a de conhecimentos. Isto faz parte da classificação no encerramento da época. Iremos também ter Ações online, que terão também a sua pontuação e, tudo acumulado, irá dar-lhes a pontuação para a classificação final. Aqueles que têm em mente ir mais longe, vamos enviá-los à Academia e ver se conseguem atingir os objetivos a que se propõem. O Conselho de Arbitragem estará presente para dar todos os apoios necessários”, concluiu.