Dois dias de prova, sete jogos, cinco finais e cinco vencedores diferentes. Foi assim a festa das Taças AFCB Futsal 22/23.

O primeiro dia de prova iniciou-se com a final de infantis entre a AD Fundão e o SL águias do Dominguiso, tendo a contenda “caído”, de forma desnivelada, a favor da formação do concelho da Covilhã.

 Às 11 horas, nova final entre AD Fundão e SL Águias do Dominguiso que reeditavam a final do início da competição, mas agora no escalão de Juvenis. Desta feita a taça rumou ao Fundão, estavam desvendados os dois primeiros grandes vencedores das Taças AFCB Futsal.

Na parte da tarde mais dois jogos, as meias-finais da Taça de Honra Carlos Ranito Xistra, prova disputada num modelo de “final four”.

O primeiro jogo, entre a ACD Ladoeiro/CB Idanha-a-Nova e o CCRD Carvalhal Formoso, resultou num 3-1 a favor dos Idanhenses, números de marcador idênticos aos da segunda meia-final entre o CB Oleiros e o GDAC Bouça, com a vitória a sorrir aos de Oleiros.

Já no Domingo, os juniores abriram a primeira final do dia com um jogo muito disputado e que acabariam por ser decidido na marca dos 6 metros após um 2-2 no tempo regulamentar. A vitória sorriu aos covilhanenses do GD Mata/AAUBI.

 Em seniores femininos, mais um jogo com incerteza no resultado até ao último segundo. Núcleo do Sporting CP de Castelo Branco superiorizou-se ao GD Valverde, tendo a esperança das fundanenses de levar o jogo para os penáltis esbarrado no poste no derradeiro lance do jogo. 2-1 foi o resultado final a favor das albicastrenses.

A fechar o fim de semana futsalístico, duas casas do Benfica mediram forças. CB Oleiros e ACD Ladoeiro/CB Idanha-a-Nova, vencedores das respetivas meias-finais do dia anterior, não deixaram o público que se deslocou ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Proença-a-Nova desiludido. O 6-4 final, a favor dos Idanhenses, foi sintomático da festa do golo, do bom futsal praticado e da incerteza quanto ao vencedor da Taça de Honra Carlos Ranito Xistra 22/23.

Resultados Taças AFCB futsal 22/23:

Infantis: AD Fundão  1 – 7  SL Águias Dominguiso

Juvenis: AD Fundão  3 – 1 SL Águias do Dominguiso

Seniores M. (meia-final): ACD Ladoeiro/CB Idanha-a-Nova  3 – 1  CCRD Carvalhal Formoso

Seniores M. (meia-final) : GDAC Bouça  1 – 3  CB Oleiros

Juniores: UD Cariense  2 – 2*  GD Mata /AAUBI

Seniores Femininos: GD Valverde  1 – 2  NSCP Castelo Branco

Seniores Masculinos: ACD Ladoeiro  6 – 4  CB Oleiros

* Após a marcação de grandes penalidades