É já este sábado que a partir das 17 horas começará a vislumbrar-se fumo branco em relação ao campeão distrital de futsal sénior masculino, Liga Kia A MatosCar. UD Cariense e ACD Ladoeiro/CB Idanha-a-Nova entram na quadra com olhos posto no título, mas só um sairá vencedor.

Com o jogo a ser transmitido em direto, a AFCB dá-lhe a receita de como se faz um campeão. Tudo condimentos para no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Caria, ou a partir do conforto de sua casa, assistir às incidências do jogo do título.

Ingredientes:

- Dois clubes ambiciosos;

- Um anfitrião 100% vitorioso em casa;

- Um visitante ousado;

- 26 jogadores destemidos;

- Uma equipa de arbitragem competente;

- Respeito;

- Fair-play;

- Público ruidoso;

- Ambição;

- Expectativa;

- Emoção;

- Incerteza;

- Golos;

- Título de campeão;

- Festa.

Modo de preparação:

Numa quadra de 800 m2 (40mx20m) juntam-se cinco jogadores da UD Cariense e cinco jogadores da ACD Ladoeiro b/CB Idanha-a-Nova. 16 suplentes, 8 de cada equipa.

O árbitro dá o apito inicial, aciona-se o cronómetro para 40 minutos de jogo e os atletas de ambas as equipas dão o melhor de si pelo emblema que carregam ao peito.

Junta-se o público, que a encher o pavilhão é ruidoso no apoio à sua equipa, incentivando os seus atletas e respeitando os adversários e árbitros. A cada golo do seu emblema rebenta de alegria. A cada golo do adversário anima as suas hostes e exorta a não baixarem os braços.

Após 20 minutos de jogo, descanso para todos: jogadores, árbitros e público.

Depois de um merecido repouso, mais 20 minutos de futsal.

Com o passar do tempo acrescenta-se incerteza, expectativa e emoção em doses generosas. Deixa-se chegar ao minuto 40 e temos um campeão.

Se ainda não existir campeão ao fim de 40 minutos de jogo, acrescentam-se mais 10 minutos de futsal, divididos em duas partes de 5 minutos para apurar quem é o (mais) merecedor do título. Se ainda assim persistir o empate recorre-se à marcação de grandes penalidades até se encontrar, finalmente, o campeão.

Após o apito do final árbitro uns farão a festa e outros ficarão tristes, mas com fair-play todos se cumprimentam, porque os grandes jogadores, os grandes clubes e as grandes instituições são maiores do que resultados ou títulos. Os árbitros também não são esquecidos e são cumprimentados por todos os elementos presentes no encontro, desde jogadores, equipas técnicas e dirigentes.

O público, fundamental ao espetáculo, aplaude, congratula vencedores e respeita vencidos, porque se não for assim, não vale a pena estar no futsal, no desporto e nas bancadas.

O vencedor levantará o “caneco”*. Os vencidos, que fizeram um grande play-off, aplaudem os vencedores porque a exaltação do campeão é a elevação do seu adversário.

No final de tudo a festa será efémera, mas as memórias e o feito alcançado, por ambas as formações, ficará registado, para sempre, na história do futsal albicastrense.

Hiperligação para ver o jogo em direto e em streaming:

https://youtu.be/uwWt58ExspQ

* - Entrega do troféu de Campeão Distrital de Futsal, Liga KIA A MatosCar, acontecerá no primeiro jogo da Taça Nacional disputado em casa.