Um evento desportivo não começa com o apito inicial do árbitro, nem termina com o apito final do último jogo. Começa no momento da decisão de qual associação distrital será anfitriã e termina quando a última delegação chega em segurança a casa. O TIA Futsal Sub-17 Masculino não fugiu à regra.

Quando hoje ao início da tarde a última delegação distrital chegou a casa, pôde-se afirmar que o TIA Futsal Sub-17 Masculino havia terminado. E terminou com a sensação de dever comprido e de uma enorme capacidade organizativa da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB).

O torneio que começou muito antes do dia 27, centrou-se em quatro dias de intensa atividade futsalística em que estiveram envolvidas 22 seleções distritais de futsal, 18 continentais e 4 insulares, e as respetivas delegações. Foram 1760 minutos de futsal divididos por 44 jogos onde imperou o respeito, o fair-play, a amizade e uma inusitada paixão pela modalidade que mais tem crescido em Portugal.

18 jogos tiveram cobertura televisiva, dos quais 12 foram transmitidos em direto e 6 em diferido, num total de 720 minutos de promoção do futsal e que colocam, ainda mais, o Canal 11 como uma referência entre os canais televisivos portugueses.

Entre atletas, árbitros, dirigentes, organização e demais intervenientes, foram mais de 500 pessoas envolvidas numa competição que trouxe o interior do país e o distrito de Castelo Branco para a ordem do dia.

Recordar que o evento foi também abrilhantado pelas presenças do Dr. Pedro Dias, responsável máximo da FPF para o Futsal, e dos selecionadores nacionais, campeões do mundo, Prof. Jorge Braz e Prof. José Luís Mendes.

Presenças que exaltam a importância dos TIA Futsal e que, no caso concreto, não deixaram os atletas indiferentes.