Pedro Dias

 É o super titulado do grupo homenageado, com títulos europeus e mundiais no futsal e no futebol de praia.

 Gaiense e Diretor Executivo da Federação Portuguesa de Futebol para as modalidades do Futsal e Futebol de Praia e com um currículo profissional vastíssimo, de onde se destacam a presidência da Federação Portuguesa de Desporto Universitário, o trabalho enquanto Técnico Superior na Universidade da Beira Interior e Técnico Superior nos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho.

Membro do painel de Futsal e Futebol de Praia da UEFA é o grande responsável pelo sucesso e expansão destas modalidades em Portugal. Foi em 2015 agraciado pelo então Sr. Presidente da República, Aníbal Cavaco silva, com Grau de Comendador da Ordem de Mérito

  A sua ligação à Beira Interior é quase umbilical, fazendo a Covilhã e a UBI parte da sua formação académica no ensino superior.

 

José Luís Mendes

 Covilhanense, 55 anos e professor de Educação Física, é um dos imprescindíveis de Jorge Braz. Ama e conhece o jogo como poucos. Muitos dos melhores beberam em sua casa os conhecimentos que os fazem ser... os melhores.

 Discreto, competente e circunspecto, é uma espécie de sombra do selecionador nacional que nunca abdicou dele no trabalho que há muitos anos desenvolve na FPF.

Campeão da Europa e do Mundo, é talvez um dos que mais crença tem no trabalho e no nosso potencial. Quando ninguém imaginava colocou o Fundão no mapa futsalístico português, trajeto ainda hoje reconhecido e que o levou à FPF e também aos títulos europeu e mundial.

Nas suas mãos estão depositados os tesouros que num futuro próximo brilharão na quadra com as quinas ao peito.

 

Bruno Travassos

 Nasceu há 40 anos em Coimbra, mas foi a Carapinheira, uma freguesia do Concelho de Montemor-o-Velho, que o viu crescer. Aos os 18 anos de idade rumou até à Beira Interior para, na Universidade da Beira Interior, se licenciar e tornar-se mestre.

Fez da Beira Interior, da Covilhã e do Departamento de Ciências do Desporto, sua casa, locais onde reside e trabalha como professor do Ensino superior. Já é um dos nossos!

Doutorado pela Faculdade de Motricidade Humana, o seu trabalho de investigação na área do futsal fê-lo destacar-se entre os demais e chegou à FPF para na seleção nacional acrescentar o valor do seu trabalho. É o treinador fisiologista, motorizando a performance dos atletas e da equipa em jogo e em treino.

 É uma das pessoas que recorrentemente colabora com a AFCB.

 

António Fonseca

 Dos elementos há mais anos ligado aos quadros da FPF, este covilhanense é chefe de enfermagem no serviço de ortopedia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

Afável, próximo, presente e sempre com uma palavra amável para os que o rodeiam, destacam-lhe a qualidade humana que se confunde com a sua competência científica e profissional.

Quando pensamos se os pés e os joelhos dos nossos atletas, ou até o calcanhar do Ricardinho, como o Presidente da República tanto destacou, estão em boas mãos, as mãos são as dele que, fazendo parte da equipa médica da seleção, permitem que os craques estejam “inteiros”, a 100%.

Falamos daquele que foi durante muitos anos o enfermeiro das seleções distritais da AFCB.

 

André Sanano

É provavelmente o menos conhecido, talvez o que menos tenha influenciado a conquista, mas aquele que sempre foi os nossos olhos, aquele que através da sua objetiva trouxe até nós os instantes que nos eram vedados pela distância ou pelos momentos específicos de preparação.

Os momentos que congela em fotografia alimenta em nós a imaginação, a curiosidade. Em cada rosto e gesto captado coloca-nos ali, ao lado do João Matos, do Ricardinho, do Jorge Braz. Faz-nos ser o bebé na sua elástica muralha. Faz-nos estar lá não estando.

Aos 29 anos, nascido e criado em terras albicastrenses é um dos fotógrafos oficiais da FPF, trabalho que realiza com distinção, destacando-se pelas fotografias desportivas impactantes com que nos brinda.