Foi no passado domingo que se deu por concluída a 2ª fase (Fase de descida e apuramento para a 3ª fase) do Campeonato Nacional Futsal II divisão, fase onde a AFCB tinha cinco clubes associados em prova.

A ACD Ladoeiro com três vitórias em outros tantos jogo fez o pleno e alcançou o primeiro lugar da série 6, posição que lhe permite avançar para a 3ª fase da prova onde vai lutar pela subida à Liga Placard Futsal.

Na série 8, a ADR Retaxo, fruto do 3ª lugar alcançado, mantém-se na II divisão. Apesar de ter terminado em 3º lugar, a ADR Retaxo terminou esta fase empatada, em termos pontuais, com o SP Farense, mas tanto o confronto direto, como a diferença de golos acabou por favorecer os algarvios.

A ARB Boa Esperança também ficou em 3ª lugar na sua série, contudo não foi um dos melhores terceiros e o resultado redundou numa descida à III divisão. À III divisão desce também o GD mata/AAUBI que na série 2 não alcançou qualquer vitória.

Já a UD Cariense que disputava a fase de descida terminou em 4º lugar na série F, algo que a remete para os campeonatos distritais na temporada 2021/2022 onde irá disputar a Liga KIA A MatosCar.

A AFCB mantém a esperança que na próxima temporada se preservem cinco formações do distrito nas provas nacionais masculinas. A Casa do Benfica Oleiros estará a disputar a Taça Nacional onde tem legítimas aspirações de subida à III divisão.

No feminino, o GD Valverde está isento desta primeira fase da Taça Nacional, continuando a formação do Fundão focada em alcançar as competições nacionais.