É um crescimento exponencial o registado na época desportiva 2019/2020 no que concerne ao número de entidades formadoras certificadas no distrito de Castelo Branco, prova de que os clubes estão mais diligentes e envolvidos num processo que visa contribuir de forma decisiva para a elevação dos padrões da qualidade do processo de formação dos praticantes de futebol e futsal.

Depois de na época desportiva de 2018/2019 terem sido reconhecidos pela FPF seis clubes do distrito de Castelo Branco, cinco do futebol e um do futsal, o número de clubes que obtiveram na época desportiva 2019/2020 avaliação positiva no processo de certificação de entidades formadoras mais do que triplicou, subindo para 19 os clubes que vão poder exibir tal distinção. De realçar que em rigor são 20 as certificações concedidas pela FPF visto o GD Valverde ter avançado com dois processos de certificação, um para o futsal masculino e outro para o futsal feminino, tendo ambos obtido parecer favorável e classificação de Centro Básico de Formação Futebol/Futsal (CBFF).

Feitas as contas, dos dezanove processos alocados ao futebol que se submeteram a avaliação, catorze obtiveram parecer positivo. Por seu turno, no futsal, foram treze os clubes que levaram os seus processos de certificação até ao fim, tendo seis conseguido a ambicionada certificação enquanto entidade formadora.

Nesta equação de sucesso, que reflete o trabalho de qualidade que no distrito de Castelo Branco se realiza na formação do futebol e futsal, está também patente o papel decisivo do trabalho de acompanhamento aos clubes que é realizado pela comissão de certificação da FPF e pela subcomissão de certificação da AFCB.

A AFCB faz notar que dentro em breve se iniciará o Processo de Certificação de Entidades Formadoras 2020/2021, sendo fundamental que as entidades agora certificadas mantenham, ou elevem, o nível obtido e inspirem outros clubes, que não obtiveram certificação ou não submeteram os seus processos, a envolverem-se no processo de certificação e sejam eles também uma referência junto da FPF. A própria subcomissão de certificação da AFCB aponta como meta/desejo que nas próximas duas épocas desportivas a tendência de crescimento se mantenha e que se atinja no distrito de Castelo Branco o pleno de clubes filiados certificados como entidades formadoras pela FPF.

 

Clubes Certificados como Entidades Formadoras FPF 2019/2020:

Futebol

SC Covilhã (4 estrelas)

Clube Académico Fundão (3 estrelas)

Desportivo de Castelo Branco (3 estrelas)

GD Vitória de Sernache (3 estrelas)

Sertanense FC (3 estrelas)

Sport Benfica CB (3 estrelas)

AD Penamacorense (2 estrelas)

ARCB Valongo (2 estrelas)

CD Alcains (2 estrelas)

GDC Silvares (2 estrelas)

ADC Proença-a-Nova (CBFF)

ACR Atalaia do Campo (CBFF)

AD Estação (CBFF)

UD Belmonte (CBFF)

 

Futsal (Masculino)

Casa do Benfica de Oleiros (2 estrelas)

Associação “O Paul Cultural Desportivo” (CBFF)

GD Valverde (CBFF)

ND Filarmónica da Erada (CBFF)

UD Cariense (CBFF)

 

Futsal (Feminino)

GD Valverde (CBFF)