SC Covilhã, Sport Benfica CB e  GD Águias de Moradal marcarão presença na 3ª eliminatória da Taça de Portugal depois de terem levado de vencidos os seus adversários. Sertanense FC, CU Idanhense, GD Vitória de Sernache e Oleiros não resistiram ao poderio de formações da Liga Portugal 2 e já terminam a sua participação na prova rainha do futebol português.

No dérbi albicastrense, CU Idanhense recebeu o “vizinho” SC Covilhã que desde cedo (11’) se adiantou no marcador. Apesar da réplica dos de Idanha-a-Nova, que nunca entregaram o jogo de mão beijada, a eliminatória só ficou definitivamente decidida à passagem do minuto 90 quando Devid Silva fez a bola beijar as redes Idanhenses carimbou o passaporte para a equipa da Covilhã.

Na freguesia do Estreito, o GD Águias do Moradal recebeu e venceu o SF Damaiense, formação que milita no campeonato distrital de Lisboa. Com os golos a surgirem na segunda parte, foi o Águias do Moradal quem se adiantou no marcador logo aos 46 minutos.  A formação Lisboeta ainda fez tremer os da casa quando aos 67 minutos, através de grande penalidade, Christian Mate empatou um jogo.  Mas 10 minutos volvidos, Edison Antonio devolvia a vantagem à formação do concelho de Oleiros. 2-1 foi o resultado com que terminou o jogo.

A jogar fora, em Santo Tirso, distrito do Porto, Sport Benfica CB fez seu o terreno da AR São Martinho e apesar da desgastante viagem ao norte do país, colocou-se em vantagem no marcador à passagem dos 13 minutos (Jailson Gomes), para nos quase 80 minutos que se seguiram ter, de forma irrepreensível e rigorosa, inviabilizado qualquer violação da sua baliza. 0-1 foi o resultado final.

Nos restantes jogos, Sertanense FC e Oleiros só cederam na segunda parte e “venderam” cara a derrota. Golos sofridos ao cair do pano foram inglórios para tanto esforço. Já em Cernache do Bonjardim, o grupo desportivo local tinha a tarefa mais espinhosa de todas as formações do distrito, defrontava o Rio Ave FC, formação de Vila do Conde que, após ter sido despromovida na época transata, luta em 21/22 pelo retorno ao patamar mais alto do futebol nacional. Depois de ter estado a perder por 0-2, o GD Vitória Sernache ainda reduziu para a diferença mínima (18’) com um golo de Romário Rodrigues, mas o Rio Ave FC acabaria por chegar ao 1-3 à passagem da meia hora de jogo, resultado com que terminaria o encontro.

De recordar que o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal Placard acontece hoje pelas 17.30h na Cidade do Futebol, Oeiras. O sorteio, que será à porta fechada e já conta com os clubes da Liga Bwin , poderá ser acompanhado em direto e em exclusivo através do Canal 11 e do Youtube da FPF.