Foi no passado sábado que se ficou a saber que serão sete os clubes do distrito de Castelo Branco que hoje, pelas 17 horas, na Cidade do Futebol, em Oeiras, irão saber qual o adversário na 2ª eliminatória da prova rainha do futebol português.

 Depois da ARC Oleiros ter ficado isenta na primeira eliminatória e do SC Covilhã, por se tratar de uma equipa da Liga Portugal 2, só entrar em competição na 2ª eliminatória da prova, foram seis as equipas filiadas na AF Castelo Branco que no passado sábado entraram em campo com o sonho da presença no Jamor.

 Se há partida se sabia que uma das “nossas” equipas teria de ficar pelo caminho, decorrente das vicissitudes de um sorteio que colocou frente a frente CDRC Vila Velha de Rodão e GD Vitória de Sernache, as restantes formações disputavam jogos que se podiam apresentar complicados, pela valia dos adversário ou ainda, pelo facto do embate ser “fora de portas”. Mas a força beirã fez-se sentir em todos os terrenos com o GD Águias do Moradal, Sertanense FC, Sport Benfica CB, CU Idanhense e GD Vitória de Sernache a imporem-se diante dos seus adversários.

  A jogar fora, ante o CD Estarreja (AF Aveiro), cedo o GD Águias de Moradal fez funcionar o marcador (7’) num jogo que acabaria por redundar num 1-2 com o tento dos de Estarreja a acontecer a 5 minutos dos 90’, algo que ainda chegou a acalentar expectativas para os visitados, mas que a formação do Estreito soube, com mestria, controlar.

 Também a jogar fora o CU Idanhense impôs-se perante um AC Marinhense (AF leiria) que aos 53 minutos de jogo se colocou em vantagem. Todavia, a resposta imediata dos de Idanha-a-Nova viria a redundar numa reviravolta fruto de um bis de Carlos Semedo (54’ e 80’).

 A jogar perante o seu público, Sport Benfica CB e Sertanense FC também não tiveram tarefas facilitadas. Em Castelo Branco o Benfica local venceu pela margem mínima a UDRC Mata Mourisquense (AF leiria). 1-0, golo de Jaílson Gomes à passagem de meia hora de jogo. Na Sertã, o Sertanense FC, clube com tradição na Taça de Portugal, venceu por dois golos sem resposta o GD Peniche (AF Leiria), com golos a abrir e a fechar o jogo (12’ E 80’).

 No encontro entre formações do distrito, e apesar de jogar em casa, o CDRC Vila Velha de Rodão não conseguiu fazer frente a um GD Vitória de Sernache que, mais experiente e tranquilo por um golo logo aos 7 minutos de jogo fez, por mais duas vezes, abanar as redes da equipa de Vila Velha de Rodão, 0-3 foi o resultado com que terminou o jogo.

 

Formações filiadas na AF Castelo Branco Presentes na 2ª eliminatória da Taça de Portugal Placard 2021/2022:

- SC Covilhã (Liga Portugal 2)

- CU Idanhense (Campeonato de Portugal)

- Sertanense FC (Campeonato de Portugal)

- Sport Benfica CB (Campeonato de Portugal)

- GD Vitória de Sernache (Campeonato de Portugal)

- ARC Oleiros (Campeonato de Portugal)

- GD Águias do Moradal (Campeonato Distrital - Liga Churrasqueira da Quinta)