Foi na sede da AF Castelo Branco (AFCB) que esta segunda-feira, pelas 17.30h, realizou-se o sorteio das Competições Seniores Distritais de Futebol e Futsal da AFCB para a temporada 2020/2021, Liga Churrasqueira da Quinta, Taça Honra “José Farromba” e Taça de Honra de Clubes Provas Nacionais Futsal. O sorteio, realizado em regime de sessão à distância através da plataforma ZOOM, para minimizar o risco de exposição e transmissão do vírus SARS-CoV-2, contou com a presença de diversos clubes filiados e órgãos de comunicação social regionais.

No que respeita ao Campeonato Distrital de Seniores Masculinos uma das grandes novidades está relacionada com o “naming” da competição, que na presente época desportiva chamar-se-á Liga Churrasqueira da Quinta. A outra novidade reporta-se ao facto da competição contar com mais uma equipa do que na época transata, onze. Se por um lado SC Covilhã terminou o seu projeto com a equipa “b”, entraram o GDC Silvares e o CA Fundão que há vários anos estavam fora das lides do futebol sénior. De notar também, em comparação com época 20/21, a subida do CU Idanhense ao Campeonato de Portugal, juntando-se a ARC Oleiros, GD Vitória de Sernache, Sertanense FC e Sport Benfica CB e o regresso do CD Alcains ao Campeonato Distrital depois de na época anterior ter disputado a série E do Campeonato de Portugal.

Realizado o sorteio, ficou assim determina a 1ª jornada da Liga Churrasqueira da Quinta (26/09/2021):

ACD Proença a Nova - ACR Atalaia Campo

GDC Silvares - CCDR Vila Velha Rodão

ACD Pedrógão S. Pedro - ACRD Cabeçudo

UD Belmonte - CD Alcains

CCD Estrela Zêzere - GD Águias Moradal

Folga: CA Fundão

Já no que diz respeito à Taça de Honra “José Farromba”, a primeira eliminatória, marcada para dia 19 de setembro irá colocar frente a frente:

ACD Proença a Nova – GD Águias Moradal

CCD Estrela Zêzere - GDC Silvares

UD Belmonte - ACRD Cabeçudo

ACR Atalaia Campo - CCDR Vila Velha Rodão

ACD Pedrógão S. Pedro - CA Fundão

Isento: CD Alcains

Relativamente à Taça de Honra de Clubes Provas Nacionais Futsal, que se divide em duas competições, uma para os clubes que militam na 1ª e 2ª divisões, AD Fundão, ADR Retaxo e ACD Ladoeiro e outra para os clubes que estão na 3ª divisão, ARB Boa Esperança e GD Mata/AAUBI, o sorteio determinou o seguinte alinhamento:

Clubes da 1ª e 2ª divisões nacionais de futsal

1ª jornada (3/9/2021) - ADR Retaxo – AD Fundão

2ª jornada (5/9/2021) – AD Fundão – ACD Ladoeiro

3ª jornada (7/9/2021) ACD Ladoeiro – ADR Retaxo

Clubes da 3ª divisão de futsal

1ª jornada (24/9/2021) – ARB Boa Esperança – GD Mata/AAUBI

2ª jornada (26/9/2021) – GD Mata/AAUBI – ARB Boa Esperança