Foi uma entrada em falso em 2021 para a generalidade das equipas de futsal masculino filiadas na Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) que este domingo competiram na 2ª eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Placard.

 Das cinco equipas do distrito que foram a jogo só a ACD Ladoeiro superou, com distinção, o seu adversário, exibindo os mesmos argumentos que a fizeram estar na “Final Eight” da última edição da prova, onde seria eliminada nos quartos de final pelo SC Braga/AAUM, finalista vencido.

GD Ladoeiro 7 – 1 GD Magrelos: Do susto à goleada

 O jogo nem começou bem para os da ACD Ladoeiro que aos 4 minutos de jogo já perdiam por 0-1 ante o GD Magrelos da AF Porto. Resultado que só foi alterado à passagem do minuto 13 quando Paulo Ferreira deu início a uma reviravolta que culminaria em goleada. Gonçalo Gonçalves ao 38º minuto do desafio apontou o 7-1 final.

ADR Retaxo  3 – 4  UD Serra: “O pássaro esteve na mão!”

 Jogo eletrizante aquele que se viveu no Retaxo com a ADR local a sucumbir nos minutos finais a uma bem organizada equipa da UD Serra (AF Leiria).

 Depois de ter estado por duas vezes em desvantagem (0-1 e 1-2), a ADR Retaxo conseguiu, ao minuto 33, passar para a frente do marcador (3-2). Contudo, quando já se pensava que o jogo iria cair definitivamente para a ADR Retaxo, num último folgo e no espaço de dois minutos (36’ e 38’) a UD Serra consuma uma reviravolta sem tempo de resposta para os do distrito de Castelo Branco que acabariam eliminados da prova.

Valpaços FC  6 – 3  GD Mata/AAUBI: Fator “casa” decisivo.

 A jogar fora, em Valpaços, Distrito de Vila Real, o GD Mata/AAUBI não resistiu ao poderio do anfitrião Valpaços FC que desde o apito inicial impôs o seu jogo. Com uma equipa bem organizada e não tendo sido sujeita a uma deslocação de mais de 200km e duas horas e meia de viagem, a formação filiada na AF Vila Real controlou sempre o jogo tendo chegado ao intervalo com uma confortável vantagem de três golos (3-0). Com uma segunda parte mais dividida, os da Covilhã ainda reduziram a desvantagem no marcador para dois golos de diferença, mas a “almofada” conquistada pelos da casa no primeiro tempo permitiu-lhes gerir o jogo mais com a cabeça enquanto os da Covilhã já jogavam mais com o coração. 6-3 foi o resultado final com os golos covilhanenses a serem apontados por Vinícius Pereira, Dani Rodrigues e Dário Gaspar.

ARB Boa Esperança  1 – 5  SCU Torreense: Perder a arriscar tudo!

 Resultado enganador num jogo equilibrado em que os pesos da balança só se fizeram sentir quando a ARB Boa Esperança arriscou tudo em busca da felicidade.

 A jogar em casa a ARB Boa Esperança praticamente entrou no jogo a perder, já que aos 4 minutos do desafio o SCU Torrenese adiantou-se no marcador naquele que seria o único golo da primeira parte.

 No regresso dos balneários a ARB Boa Esperança continuou a procurar outro resultado, tendo também eles aos 4 minutos, agora do segundo tempo,  alcançado o empate num golo apontado por Fábio Mota. Mas a igualdade durou apenas três minutos, o SCU Torreense, através de Filipe Pinheiro, voltou à vantagem (1-2).

 Como perder por um ou mais golos ditava o mesmo final, a eliminação da Taça de Portugal, a ARB Boa Esperança nos minutos finais do desafio arriscou tudo, desguarnecendo a retaguarda em busca do empate, algo que permitiu o SCU Torreense ser mais feliz e alcançar três golos no espaço de dois minutos, acabando por vencer por 1-5, resultado demasiado pesado para a formação comandada por Telmo Roque.

CCRD Carvalhal Formoso  1 – 7  FC “Os Piratas de Creixomil”: Jogo para esquecer.

  A jogar em casa a CCRD Carvalhal Formoso não se fez valer do estatuto de anfitrião e permitiu um autêntico saque perpetrado pela formação de Guimarães, FC “Os Piratas de Creixomil”. Um jogo sem grande história ficando a nota da entrega dos jogadores do Carvalhal Formoso e do tento de honra apontado por Tiago Vicente já ao “cair do pano”.