A ACD Ladoeiro já não é um clube desconhecido nas lides do futsal nacional, a participação na Final Eight da Taça de Portugal na época 19/20, onde foi o único representante da II divisão, catapultou a formação do distrito de Castelo Branco para uma projeção mediática que não tinha até então.

 Fruto do trabalho e da qualidade do futsal praticado, reconhecidos dentro e fora da quadra, lograram chegar à Prova de Acesso à Liga Placard onde, não sendo favoritos, nem se assumindo como tal, aspiravam ascender à prova maior do futsal nacional.

  A competição, disputada no Palácio dos Desportos de Torres Novas e em “jogos a eliminar”, começou bem, com a ACD Ladoeiro a impor o seu futsal na 1ª jornada da prova e a superiorizar-se à equipa proveniente da AF Lisboa, GDC Fonsecas Calçada. O resultado 2-1 a favor dos idanhenses veio confirmar o que o treinador da ACR Ladoeiro, Hugo Silveira, previra, jogos equilibrados entre equipas com muita qualidade.

  A “pensar jogo a jogo” a ACD Ladoeiro partiu para a 2ª jornada cheia de esperança e com futsal no pé. O jogo ante o GRC Dínamo Sanjoanense, transmitido pelo Canal 11, foi equilibrado, com ambas as equipas a não arriscarem muito e a não perderem a consistência e o equilíbrio defensivo que lhes permitiam “estar no jogo”. Apesar de se terem registado ocasiões de golo para ambas as equipas, o nulo assinalado ao intervalo refletia o que se havia passado na primeira parte.   

  A segunda parte foi madrasta para os de Idanha-a-Nova, o golo nos primeiros minutos do segundo tempo obrigou a ACD Ladoeiro a correr mais riscos e “ir atrás do resultado”, fazendo com que a equipa de São João da Madeira se mantivesse numa zona de conforto que não tinha tido até então.

  A perder 1-0 num jogo a eliminar e com o cronómetro a jogar contra si, Hugo Silveira arriscou o que lhe era permitido, mas mais uma vez a sorte nada quis com a equipa da AFCB. Numa altura em que a ACD Ladoeiro jogava com “guarda-redes avançado”, o Dínamo recuperou a posse de bola junto à sua área e num remate de mais de 30 metros faz o 2-0 numa baliza vazia. Até ao final do jogo mais um golo, de livre de 10m, fechando o jogo com um enganador resultado de 3-0 a favor dos sanjoanenses.

 A ACD Ladoeiro “cai de pé”, com nobreza, ante uma das duas equipas que no dia de ontem, domingo, na 3ª e última jornada da prova, alcançaria a Liga Placard.

 (Créditos fotográficos: André Sanano/FPF)