É com 8 séries, 22 jornadas (primeira fase) e protocolos sanitários rigorosos que arranca o Campeonato de Portugal, a mais importante competição nacional de futebol não profissional e que esta época conta com cinco equipas da AFCB, depois do CD Alcains se ter juntado a Sertanense FC, Sport Benfica CB, GD Vitória de Sernache e ARC Oleiros.

 A primeira jornada, marcada para ontem, domingo, arrancou sob o espetro da “nova normalidade”, com cuidados sanitários redobrados e com bancadas despidas de público. Já a emoção foi a mesma, talvez exacerbada pela ausência de mais de seis meses dos relvados.

 Na série E, onde competem os clubes da AFCB,  a primeira jornada opôs o estreante CD Alcains ao Sport Benfica CB, jogo que redundou num nulo no marcador, apesar dos da casa, CD Alcains, terem passado os minutos finais do jogo com menos dois jogadores em campo, fruto de duas expulsões aos minutos 62 e 72.

 Empate foi também o que se registou no campo Dr. Marques Santos, Sertã, com o Sertanense a arrancar um empate a uma bola ante o Mortágua FC. A equipa comandada por Natan Costa esteve mesmo em desvantagem no marcador, mas Bruno Lopes, à passagem do minuto 50, restabeleceu a igualdade, resultado que se viria a verificar no final da partida.

 A jogar fora, em Condeixa, a ARC Oleiros não se conseguiu superiorizar à equipa local, C. Condeixa ACD. O golo madrugador sofrido na primeira parte (12’) condicionou a estratégia dos de Oleiros que acabariam por averbar uma derrota pela margem mínima, 1-0 foi o resultado final.

 Já o grande vencedor da 1ª jornada foi o GD Vitória de Sernache que a jogar “em casa” impôs o seu futebol levou de vencida, de forma concludente, a formação do FC Oliveira do Hospital por 3-0.

 A 2º jornada está marcada para 4 de outubro e trará mais um dérbi albicastrense, a ARC Oleiros receberá no Estádio Municipal de Oleiros o CD Alcains.