AF de Évora será a representante portuguesa que na Roménia irá disputar a fase intermédia europeia da Taça das Regiões da UEFA 2019/2020 depois de no passado domingo ter levado de vencida a AF de Viana do Castelo em jogo que decorreu no campo 1 da Zona de Lazer de Castelo Branco e no qual foi necessário recorrer à marcação de grandes penalidades (4-3 para os Eborenses) depois de um nulo no final do tempo regulamentar.

Mas recuemos no tempo...

Quando se partiu para a última jornada da fase de grupos, tanto AF Viana do Castelo (Grupo A) como AF Évora (Grupo B) “jogavam” por fora. Os resultados obtidos por ambas equipas nos dois jogos disputados não lhes davam garantia de que seriam os finalistas da Taça das Regiões. Na verdade, apenas AF Lisboa estava arredada da luta por um lugar na final depois de no dia anterior ter perdido ante a AF Évora (2-1), as restantes ainda alimentavam o sonho de chegarem ao grande jogo.

No grupo A a tarefa parecia mais fácil para a AF Madeira, um empate seria suficiente para serem primeiros no grupo e, consequentemente, finalistas. Já a AF Viseu necessitava de consumar a tarefa hercúlea de marcar, no mínimo, 4 golos. Mas nem os de Viseu lograram chegar ao tão almejado quarto golo, apesar das claras oportunidades para isso e depois de estarem a vencer por 3-0 desde os 7 minutos da segunda parte, nem os insulares conseguiram chegar ao empate depois de terem conseguido reduzir para a diferença mínima. 3-2 foi o resultado final.

Já no grupo B as contas eram fáceis de fazer. Com a AF de Lisboa a entrar em campo com a certeza de que não jogaria a final, a AF Castelo Branco estava obrigada a ganhar o jogo e a marcar, pelo menos, dois golos. Tal não aconteceu e os da capital levaram de vencido (2-1) o conjunto da AF Castelo Branco,  deitando por terra as pretensões dos albicastrenses sagrarem-se campeões “em casa”.

Contas feitas, estavam encontrados os finalistas. Minhotos e Alentejanos marcavam presença no jogo do dia seguinte

A final...

Transmissão televisiva em direto no Canal 11 e apuramento para a fase europeia intermédia eram tónicos ímpares para quem está habituado às lides dos futebol distrital.

Com o jogo muito disputado a meio campo, foram parcas as vezes que as equipas causaram calafrios às defesas contrárias, estando as emoções reservadas para depois dos 90’ quando, já em período de compensação e depois de uma enorme intervenção do guarda redes da AF Évora, o defesa central Pedro, cortou a bola em cima da linha de golo.

Depois do apito final, as grandes penalidades. Maior acuidade e competência a partir da linha dos 11 metros determinaram que a taça fosse entregue aos Eborenses que fizeram a festa.

 

Nota: A Associação de Futebol de Castelo Branco parabeniza a AF Évora pela conquista da TAÇA REGIÕES UEFA 2019/2020 e deseja o maior sucesso para a fase intermédia europeia a disputar na Roménia.