Foi na terra que viu nascer o General Ramalho Eanes e numa tarde propícia à prática do futebol, que se disputou a  Supertaça Beira Interior 2020/2021, num jogo que opôs o CD Alcains, representante da AF Castelo Branco e o CCDR Vila Cortez do Mondego, representante da AF Guarda, naquele que foi o primeiro encontro oficial da temporada 2020/2021.

 Num jogo típico de início de temporada, com as equipas ainda à procura da melhor forma, rotinas e entrosamento entre os “artistas”, foram os de Alcains que melhor souberam interpretar a ideia do seu treinador e demonstrar que não faziam questão de deixar sair o “caneco” da vila.

 A jogar em casa, mesmo sem a presença de adeptos devido às indicações da Direção Geral de Saúde e da Federação Portuguesa de Futebol, o conjunto Alcainense, capitaneado por Ruben Inácio, chegou à vantagem no marcador à passagem do minuto 30 quando Leandro Pinto fez a bola beijar as redes à guarda de Nuno Morais (CCDR Vila Cortez do Mondego).

 Com o jogo a desenrolar-se essencialmente a meio-campo e com a tranquilidade que a vantagem no marcador transmitia, o CD Alcains foi sempre mais equipa e mais consistente do que os de Vila Cortez do Mondego, anulando qualquer tentativa de investida adversária à sua baliza. Ao intervalo o placar indicava 1-0 a favor do CD Alcains.

 Com a exceção dos golos, a segunda parte não foi muito diferente da primeira, com o jogo a manter-se lento e fundamentalmente disputado a meio-campo. Aos 12 minutos Fábio Cesário dilata a vantagem do CD Alcains para 2-0, mas dois minutos depois e em “contra-corrente” Rafael Santos reduz para a diferença mínima, o jogo parecia novamente lançado. Sol de pouca dura, Leonardo Alexandre faz o 3-1 aos 17 minutos e o CD Alcains fica com o jogo na mão.

 Até ao final, e com o cansaço a ser evidente em ambas as equipas o jogo ficou mais partido, com o conjunto de Alcains a acercar-se mais vezes da baliza do Vila Cortez. Com remates perigosos e bolas ao poste, o 4-1 final chegou com alguma naturalidade à passagem do minuto 43 dando expressividade ao domínio demonstrado pelos pupilos comandados por Ricardo Pereira. Após o apito final do árbito Daniel Vicente foram “os da casa” que fizeram a festa.

 O CD Alcains foi um justo vencedor e o CCDR Vila Cortez do Mondego um digno vencido, num jogo com apenas um cartão amarelo e disputado sob o signo do desportivismo, fair-play e confraternização entre as associações de futebol de Castelo Branco e da Guarda.