23 de novembro de 2019 será uma data que marcará de forma indelével a história do Sertanense FC. Não apenas porque nesse dia o Sertanense FC superiorizou-se a um SC Farense, equipa profissional que milita na LigaPro, numa vitória que lhe permite disputar pela segunda vez na sua história os oitavos de final da Taça de Portugal, mas pela forma como essa vitória foi alcançada, com crer, desejo, ambição e resiliência.

 Quando aos 52 minutos de jogo, numa altura em que perdia por 0-1, o Sertanense se viu reduzido a dez elementos, muitos, mesmo os mais fervorosos adeptos, jamais imaginariam que uma reviravolta fosse possível. Não obstante estas duas contrariedades, aos 82 minutos de jogo, novo contratempo. Ka Semedo era expulso por acumulação de cartões amarelos. Toalha ao chão!?... Nada disso! Ainda havia 9 titãs do Sertanense em campo e umas quantas centenas nas bancadas à espera de um “milagre” no Dr. Marques dos Santos.

  Minuto 89’... o estádio “vem abaixo”. Marquinhos faz a bola beijar as redes de um relaxado SC Farense e o Sertanense está de volta ao jogo, na luta, “desigual”, por um lugar nos “oitavos”.

 Ainda a recuperar os corações acelerados após um golo de crença, novo revés nas hostes Sertanenses. Doukoure é expulso com cartão vermelho direto mesmo antes de o árbitro dar por terminado o tempo regulamentar.

 Havia agora mais 30 minutos para testar a fibra de 8 beirões, nada que atemorizasse os da casa.

 A sorte, muitas vezes madrasta, mesmo para quem a procura e trabalha, desta vez não foi esquiva e, à falta de homens equipados de branco para empurrarem a bola para o fundo das redes algarvias, lá teve de ser um jogador do SC Farense a fazer levantar bandeiras e explodir de rouquidão aqueles que já só pediam a “lotaria dos penáltis”, estava decorrido o 3º minuto do prolongamento.  Os restantes 27 minutos nunca foram tão curtos e tão longos, com as pernas a pedirem descanso, mas com os dentes cerrados numa demonstração de raça e compromisso. Os da Sertã foram gigantes, titânicos. 

 A vitória, com contornos épicos, permitiu ao Sertanense ser uma das 16 equipas presentes no sorteio que ontem se realizou na Cidade do Futebol em Oeiras, casa da FPF, e que ditou em sorte o Canelas 2010, uma equipa da Associação de Futebol do Porto que, tal como o Sertanense FC, milita no Campeonato de Portugal.

 Recorde-se que é a segunda vez que o atual detentor da Taça de Honra da AFCB disputa os oitavos de final da prova rainha do futebol Português, mas nunca se perspetivaram tantas hipóteses de chegarem mais longe como este ano. Na época 2007/2008 o Sertanense recebeu, nos oitavos de final da Taça de Portugal, o Campeão Nacional  FC Porto, tendo sido eliminado por um, exagerado, 0-4 a favor dos dragões.